Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025

0
Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
Esta é a primeira vez que uma produção brasileira é indicada para disputar o maior prêmio do cinema mundial na categoria Melhor Filme /Alberto Pizzoli/AFP

O Brasil volta a figurar na cerimônia principal do Oscar. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi escolhido, nesta quinta-feira (23), para concorrer em duas categorias – Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro – na premiação que será realizada em 2 de março.

Esta é a primeira vez que uma produção brasileira é indicada para disputar o maior prêmio do cinema mundial na categoria Melhor Filme.

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
Os atores Selton Mello e Fernanda Montenegro com Walter Salles / Reprodução

A atriz Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui e encerra jejum de 26 anos sem uma brasileira concorrendo ao prêmio – Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, concorreu em 1999 como Melhor Atriz.

Esta é a primeira vez também, desde 1999 — com Central do Brasil, de Walter Salles —, que um filme brasileiro é indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O último filme brasileiro a ser indicado ao Oscar foi o documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, que disputou como Melhor Documentário em 2020.

Ainda Estou Aqui

A trama retrata a história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva com enfoque na vida de sua mãe, Eunice Paiva, uma advogada que acabou se tornando ativista política na sequência da prisão e consequente desaparecimento de seu marido (em razão da qual também foi presa com uma de suas filhas, Eliana Paiva) pela ditadura militar brasileira.

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
Cartaz do filme Ainda Estou Aqui / Divulgação