Com nova retração, Índia entra em recessão técnica pela 1ª vez na história

0
1
Com nova retração, Índia entra em recessão técnica pela 1ª vez na história
Com nova retração, Índia entra em recessão técnica pela 1ª vez na história

segunda retração consecutiva na economia da Índia tende a levar o país à recessão técnica pela primeira vez, apontou o jornal indiano “Economic Times” na quarta (12).

A projeção tem base em uma equipe de analistas do RBI, o Banco Central indiano. “Há uma recessão sem precedentes“, confirmou o vice-governador da instituição financeira, Michael Patra, que integra o grupo.

Entre julho e setembro, o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 8,6%. Entre abril e junho, a queda chegou a 24%. “No primeiro semestre de 2021, estaremos em recessão técnica pela primeira vez na história”, diz a nota.

O governo deve publicar as estatísticas oficiais do último trimestre no dia 27.

Notas de rúpia, a moeda indiana 

Agora o Banco Central indiano busca impulsionar cortes de custos para tentar frearaprofundamento da crise do país de 1,3 bilhão de habitantes. O objetivo é que empresas aumentem os lucros operacionais mesmo com a queda nas vendas.

Há chance de recuperação caso a economia volte a crescer até o final de dezembro – um panorama otimista. “Há um grande risco de generalização das pressões de preços e desanexação das expectativas de inflação, diz o boletim.

De acordo com os especialistas, se o risco se confirmar, deve haver uma perda de credibilidade nas intervenções políticas e, em consequência, em toda a cadeia financeira.

“O estresse se intensifica entre as pessoas e empresas e se espalha em toda a sociedade”, argumentou o boletim.

Além da recessão, a Índia também enfrenta uma grave crise no sistema de saúde. O país está em segundo lugar entre os países com maior número de casos de Covid-19. Já são mais de 8,7 milhões de contágios confirmados e pelo menos 128 mil mortes – sob vários indícios de subnotificação.

FONTE: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here