Alemão, Ney da Saúde e Frank Almeida podem ser os candidatos à Deputado Estadual por Tailândia

0
Alemão, Ney da Saúde e Frank Almeida podem ser os candidatos à Deputado Estadual por Tailândia
Alemão, Ney da Saúde e Frank Almeida. Foto: Reprodução/AP

As eleições 2018 se aproximam e com ela começam as mobilizações partidárias e individuais em busca de um lugar ao sol. Vale lembrar que esse ano as vagas são para Presidência, Governo, Senado, Deputado Federal e Estadual. E no desejo de se ocupar umas das vagas “candidatos” emergem dos mais diversos lugares, uns com perfis interessantes, outros nem tanto. E tantos outros de longe já se percebe que o melhor mesmo é ficar fora.

  • Tailândia desde o início do ano vem recebendo a visita de deputados estadual e federal em exercício que em breve disputarão os 47.232(voltarei a falar sobre os números) votos disponíveis na cidade. Já estiveram aqui os deputados estadual Cássio Andrade, Osório Juvenil e Miro Sanova. E federal o deputado Eder Mauro, Hélio Leite e até o vice-governador Zequinha Marinho aportou em Tailândia.

Aqui vem a pergunta, e Tailândia não tem nomes que possam concorrer e assim representar os interesses do município de maneira mais direta?

Tentando responder a esta pergunta me proponho a mencionar os principais nomes de Tailândia que surgem no horizonte:

O primeiro, Josefran Almeida, mais conhecido como Frank. Hoje integra os quadros do PSL (Partido Social Liberal) o mesmo de Jair Bolsonaro, pré-candidato à presidência. Frank é homem culto, habilidoso nas palavras, de muitas ideias e, ao mesmo tempo, homem simples e dedicado a família. Nas entrevistas, seja na TV ou nas Mídias Digitais, é sempre objetivo. Ligado as causas rurais, o mesmo é presidente do SINDMATA. Em bate-papo sempre foi fácil perceber sua preocupação com o crescimento e desenvolvimento da cidade em todos os aspectos. Frank é uma prata da casa, embora nunca tenha disputado eleição, seu curriculum e sua disposição são pontos que mostram que o mesmo pode ser um excelente representante de Tailândia.

O segundo é o ex-prefeito Ney da Saúde, 52 anos, governou a cidade de 2013-2016. Na última eleição ficou em terceiro lugar com 7.830 votos. Recentemente o vice-governador esteve no município para lançar o ex-prefeito como pré-candidato a deputado estadual pelo PSC (Partido Social Cristão), partido que enfatiza o cuidado e respeito a família. Ney da Saúde sempre deixou claro que cumpriu seu papel como prefeito. Em sua gestão, ainda que de forma tímida, próprio do seu perfil, sempre esteve aberto ao diálogo e as mais diversas abordagens. Mesmo quando atacado de forma veemente, sempre demonstrou tranquilidade e respeito aos seus algozes.  Ney ainda cultiva seu jeito amigo e simples de ser, e talvez esse e outros motivos sejam razões pelo qual deva ser deputado estadual por Tailândia. Agora resta saber se Ney ainda detêm capital político suficiente para se eleger. As urnas responderão! E é justamente lá que o ex-prefeito vai saber o quanto lhe resta do que chamei de capital político.

O último da lista é Anderson Camporez, o Alemão. No texto que escrevi em 19 de outubro de 2016  (veja o texto na íntegra) afirmei que Alemão foi a grande surpresa das eleições, e talvez o grande campeão por ter conseguido em sua primeira eleição desbancar o atual prefeito (2016) ficando em segundo lugar. Surgiu à semelhança de um outsiders da política, porém, na hora do vamos ver conseguiu se comunicar e conquistar a massa. Seus 10.548 não foram por acaso. Alemão é do PR (Partido da República) e ainda que não ocupe cargo público parece ser o principal nome do partido. No texto de 2016 evoquei a possibilidade de está surgindo uma nova liderança política, e talvez as eleições de 2016 seja o aferidor da medida, seja o que nos dirá se Alemão reúne ainda o capital político que conquistou nas eleições. Alemão demonstrou firmeza e clareza em sua campanha, e que se registre, campanha muito bem realizada. Agora chegou a hora de Alemão dar um passo muito importante em sua carreira política, ou seja, tentar se eleger deputado estadual por Tailândia.

Em 7 de outubro o tailandense terá provavelmente estas e outras opções. Porém, os assim chamados prata da casa já estão se manifestando, reunindo forças, fazendo parcerias em busca de uma vaga. Contudo, acredito ser importante considerar a quantidade de candidatos de Tailândia e o total de votos disponíveis, pois uma movimentação equivocada pode atrapalhar o resultado que se espera, por espalhar, por dividir os votos com os candidatos do município, e com aqueles que virão aqui pegar uma parte do bolo. Bolo este que conta com 47.232 votos segundo site do TRE. Logo, refletir sobre a eleição passada, pensar e repensar, na possibilidade de se criar uma ponte onde quem sabe os três possam passar seja uma boa ideia. Contudo, estes são os nomes que tem até o momento maiores chances de disputar uma ou mais vagas no pleito.

Ainda que na condição de pré-candidatos, eu desejo boa sorte, e que Tailândia tenha a sorte e competência de ser bem representada!

Taciano Cassimiro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here