A Assembleia de Deus – Igreja Mãe completa 113 anos de fundação no próximo dia 18 de junho. Para celebrar a data, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou uma Sessão Solene nesta segunda-feira (10). A solenidade atende ao Projeto deDecreto Legislativo nº 12/2014, do deputado federal Raimundo Santos, que estabeleceu o ato com a outorga da Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”. Os missionários suecos foram os responsáveis por fundar a Assembleia de Deus em Belém do Pará, no dia 18 de junho de 1911.
O tema de aniversário desse ano é: “Sal da terra e luz do mundo”. O presidente da Casa de Leis, deputado Chicão (MDB), iniciou os trabalhos dizendo que a sessão é de praxe e inclusive regulamentada por lei. “Hoje tive a oportunidade de estar, mais uma vez, na Sessão Solene que celebra os 113 anos da Igreja Assembleia de Deus. É uma solenidade regulamentada por lei e deixo aqui os parabéns a essa Igreja que tem um envolvimento muito grande com as pessoas. Aos pastores que ficam à frente dos trabalhos da Igreja, como o pastor Philipe Câmara e sua esposa Luana Câmara, bem como o presidente da Igreja Mãe, Templo Central, pastor Samuel Câmara e Rebekah Câmara. Todo trabalho que a igreja faz é fantástico, seja na área social ou espiritual”,declarou.
Para o deputado federal Raimundo Santos, a Assembleia de Deus é a instituição mais agraciada na história da Assembleia Legislativa do Pará.“Minha gratidão ao presidente dessa Casa de Leis, deputado Chicão, que tem um olhar extraordinário e tem ajudado a todos os seguimentos da sociedade. Também sou grato aos servidores que realizam seu papel muito bem dentro da Alepa, contribuindo para o sucesso dessa sessão solene”, disse. “São 113 anos de anos de Assembleia de Deus e há décadas esta Assembleia Legislativa reconhece a importância da igreja para Belém, para o Pará e para o Brasil”, finaliza.
Para Philipe Câmara, pastor e vice-presidente das Igrejas Assembleias de Deus do Pará, é sempre uma alegria celebrar a data na Alepa. “É sempre bom voltar aqui para festejar essa data. Somos muito bem recebidos na Casa do povo. Agradeço ao deputado Chicão e a todos que fazem a Alepa. Ao longo desse mês, eu creio que todos os estados da federação vão celebrar essa data. Somos gratos a Deus, a Assembleia de Deus nasceu aqui, em Belém do Pará”, disse.
A Igreja fundada em Belém se expandiu pelos estados brasileiros e no exterior, sendo a maior Igreja Pentecostal no mundo. Em 113 anos de história, a Assembleia de Deus já alcançou mais de sete milhões de membros em 180 países e territórios.
Representando o governo do Pará, Raimundo Santos Júnior, presidente das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), disse que o momento é histórico. “Essa ocasião é especial, é histórico e já virou tradição. Ser homenageado na Alepa significa saber que a instituição que leva a palavra de Deus e que realiza um trabalho social com seriedade tem uma boa representação no campo da cidadania e, acima de tudo, na área da salvação de almas. É um momento de muita alegria, onde a igreja se reúne e faz da Assembleia Legislativa um grande culto de louvor, adoração e gratidão a Deus. Obrigado”, destacou.
Várias autoridades estiveram presentes na solenidade, entre elas o senador Zequinha Marinho.
Homenagem
Durante a solenidade, sete pessoas e personalidades receberam homenagens com a Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”, nomes dos missionários suecos. A concessão da comenda é um reconhecimento aos cidadãos e representantes de entidades ou agremiações que tenham contribuído com ações e serviços para a evangelização na sociedade em atuações expressivas.
Em nome dos agraciados, falou Luana Câmara. “Já fui uma pessoa que não andava com Jesus, mas há 24 anos resolvi mudar. Certo dia entrei no meu quarto e pedi para Deus uma mudança em minha vida. Mudei e hoje estou aqui sendo homenageada por este Poder. Mudei porque sei do agir de Deus em minha vida. Minha vida foi modificada, assim como a de muitos aqui. Trabalhar na obra de Deus é gratificante. Parabéns a todos os homenageados e que possamos continuar fazendo um trabalho pensando nas crianças, nos bebês, nos jovens, nos adolescentes. Em todos. Muito obrigada”,agradeceu.
A Igreja
Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Para relembrar a data histórica, a igreja realiza uma programação que envolve ações humanitárias em Melgaço e em Portel, no Marajó, com a entrega de 2.500 cestas de alimentos e brinquedos para famílias carentes, incluindo também mobília para residência, cursos de qualificação e a instalação de uma base humanitária permanente para prestar serviços de capacitação e atendimento médico e jurídico à população.
Atuação
A denominação religiosa desenvolve um trabalho evangelístico e social de grande referência no Pará, em todo o país e até no exterior, com forte atuação na América do Sul, Ásia e África. Além de missões internacionais, a Igreja presta relevantes serviços às comunidades carentes da Região Metropolitana e ribeirinhas. Com a “Missão de Construção e Reformas de Casas”,amparam pessoas que vivem em vulnerabilidade social, em condições de moradias precárias, seja construindo ou reformando casas, beneficiando várias famílias. Outra frente de trabalho social é a assistência aos imigrantes venezuelanos, com atendimento a dezenas de famílias em uma casa de passagem.
Reportagem: Andrea Santos – AID – Comunicação Social