O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, dirigiu-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agradecer o esforço que levou à revogação das sanções impostas pelos Estados Unidos contra ele e sua esposa, Viviane Barci de Moraes.
Durante o evento de lançamento do SBT News em Osasco, na Grande São Paulo, na sexta-feira (12), Moraes afirmou: “Em meu nome e em nome da minha esposa, quero agradecer o empenho do presidente Lula. A verdade venceu hoje.” O ministro relembrou ter pedido ao presidente, em julho ou agosto, para não tomar medidas imediatas, pois acreditava que a verdade prevaleceria com o tempo e o empenho do Executivo.
Moraes classificou a retirada das sanções como uma “vitória tripla” do Judiciário brasileiro. Ele explicou que essa vitória se deu por três motivos: “Vitória do Judiciário brasileiro. O Judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará, e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”.
