Iran Lima, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), natural de Moju, é nome praticamente certo para disputar uma vaga para deputado estadual, nas eleições de 2022, exceto que algum sinistro aconteça.
O atual Chefe da Casa Civil, posto que lhe permite interagir com todas as forças políticas do estado do Pará, sendo ele um caminho de acesso ao Governador Helder Barbalho (MDB), mais uma vez será testado nas urnas.
Lima é um exímio político, bom articulador, e com histórico eleitoral vitorioso, prefeito de Moju em 2004 e reeleito em 2008. Eleito deputado estadual em 2014 com 30.534 votos, reeleito em 2018 com 39.585 votos. Mas em 2020 teve seu mandato de deputado estadual cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A convite de Helder Barbalho assumiu Casa Civil da Governadoria do Estado em 26 de junho de 2020.
Alguns observadores políticos do Pará cogitam que em virtude do bom trânsito de Iran, e do capital político e eleitoral que conquistou a frente da Casa Civil, ele poderá ser o eleito com a maior votação no estado.
Desincompatibilização eleitoral:
Em regra, o prazo para desincompatibilização de servidores efetivos ou comissionados é de três meses. Porém, nos casos em que há função de chefia, o afastamento deve ocorrer com antecedência de seis meses do pleito.
Leia mais no site:
- Goianésia do Pará aguarda data para novas eleições: Nomes já surgiram.(Abre numa nova aba do navegador)
- Saiba o que é “Janela Partidária” regulamentada pela Lei nº 13.165/2015(Abre numa nova aba do navegador)
- Deputado estadual Luth Rebelo, do PSDB, de malas prontas para o PL?(Abre numa nova aba do navegador)
- Saque Emergencial: FGTS deve ser declarado no Imposto de Renda 2021(Abre numa nova aba do navegador)
- Jair Bolsonaro veta fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovada pelo Congresso(Abre numa nova aba do navegador)
- Projetos de transferência de renda Vale Gás e Água Pará é APROVADO na Alepa