Em novembro de 2025, a China havia construído um total de 430 escolas especializadas para jovens infratores em todo o país, incluindo 316 instituições especializadas em educação correcional — quase o triplo do número registrado no final de 2023, de acordo com uma publicação na conta oficial do WeChat da Comissão de Assuntos Políticos e Jurídicos do Comitê Central do Partido Comunista Chinês.
Essas escolas são locais designados por lei para educação correcional especializada, com a missão de prevenir e lidar com a delinquência juvenil e promover o desenvolvimento saudável dos jovens, afirmou.
Até o momento, cada província possui pelo menos uma escola desse tipo, com capacidade total para mais de 28.000 alunos. Isso praticamente resolveu o antigo problema da falta de locais para educação especializada em sistema prisional, conforme observado na publicação.
Graças à colaboração intersetorial, o número de jovens suspeitos de crimes, sujeitos à revisão do Ministério Público para prisão e processo penal, diminuiu 3,5% e 10% em todo o país, respectivamente, em comparação com o ano anterior.
Entretanto, os comitês de direção de educação especializada em todos os níveis têm desempenhado um papel insubstituível no aprimoramento das avaliações de admissão e da gestão do ensino presencial para a educação correcional especializada. A cobertura total desses comitês foi alcançada nos níveis provincial, municipal e distrital em todo o país.
Em 2025, cerca de 21.000 pessoas em todo o país foram legalmente colocadas sob regime de educação correcional especializada, representando um aumento anual de 37,7%.
