Curiosidade sobre as eleições municipais no Brasil: Eleições das vilas, tradição portuguesa

0
 Curiosidade sobre as eleições municipais no Brasil: Eleições das vilas, tradição portuguesa
Mas quem podia votar? Só os ditos “homens bons”. Foto: reprodução

Venha a este passeio por 523 anos de História do Brasil. Saiba mais sobre como o processo de escolha de representantes políticos pela sociedade brasileira avançou, por meio do combate às fraudes, das eleições de mulheres e da adoção de sistemas de votação mais transparentes, seguros e inclusivos.

 Eleições das vilas: tradição portuguesa

Ao pisar em território americano, os colonizadores portugueses realizavam votações para eleger os que iriam governar as vilas e as cidades que fundavam, obedecendo à tradição portuguesa de escolher os administradores de seus povoados. Vários cargos eram preenchidos nesses pleitos, entre eles: vereador, juiz ordinário, procurador e outros oficiais.

A primeira eleição desse tipo de que se tem notícia no Brasil ocorreu em 1532 e definiu os membros do Conselho Municipal da Vila de São Vicente, atual São Paulo.

Confira as 10 curiosidades sobre as eleições municipais no Brasil
Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500 — Foto: Oscar Pereira da Silva/Reprodução

Mas quem podia votar? Só os ditos “homens bons” tinham o direito de escolher os administradores das vilas. Na época do Brasil Colônia, faziam parte desse grupo os nobres de linhagem, os senhores de engenho e os membros da alta burocracia militar.

Fonte: TSE

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK: