O deputado estadual Torrinho Torres esteve em diligência na manhã de terça-feira (17) na Comunidade Renascer, localizada na Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Pará, acompanhando do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, Carlos Bordalo, e do deputado Aveilton Souza.
A visita buscou o diálogo com as centenas de pessoas que ali se encontraram e estão passando pelo processo de desintrusão. O processo é legal mas requer cuidado e atenção para que seja conduzida em conformidade com os princípios de justiça, igualdade e dignidade, sem qualquer violação aos direitos humanos.
Torrinho Torres destaca a necessidade de garantir que os direitos dos povos indígenas sejam respeitados, mas que a desintrusão também ocorra de forma pacífica, o que não vinha acontecendo segundo relatos.
“Ouvimos relatos gravíssimos das abordagens efetuadas pelos agentes de segurança”, afirmou o parlamentar que tem sido atuante em defesa das famílias que vivem ilegalmente em Apyterewa, mas que são trabalhadoras e sustentam seus filhos com a produção da terra e precisam ser indenizadas.
Assista o vídeo:
Ver essa foto no Instagram