O governador São Paulo, João Doria (PSDB), pediu nesta sexta-feira (15) que o Congresso Nacional e a sociedade civil devem reagir ao modo como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem conduzido as ações diante da pandemia de Covid-19 e falou em genocídio ao se referir à morte de mais de 205 mil brasileiros vítimas da doença.
“Li uma manifestação do Presidente Jair Bolsonaro dizendo”, fiz tudo que estava ao meu alcance, o problema agora é do estado do Amazonas e da prefeitura de Manaus’. Inacreditável. Inacreditável. Em outro país isso talvez fosse considerado como genocídio. É um abandono aos brasileiros”, disse, em alusão ao Bolsonaro na manhã desta sexta-feira.
Segundo Doria, “não é razoável que uma situação de caos, como a que vive a capital manauara, seja debitada somente na conta de um prefeito e de um governador”.
Sendo assim, as declarações de Doria, foram dadas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em entrevista coletiva na qual ele responsabilizou o presidente pela crise enfrentada no Amazonas em razão da pandemia do coronavírus.