Vamos mergulhar no contexto histórico da escravidão na Nova Inglaterra colonial e contrastar a posição de Jonathan Edwards com a de outro importante líder religioso, John Wesley.
A escravidão era uma instituição legal e praticada em todas as 13 colônias inglesas, incluindo as da Nova Inglaterra, embora com características ligeiramente diferentes das colônias do Sul (como Virgínia e Carolina).
* Alcance: Ao contrário do Sul, onde a escravidão era o motor principal de economias baseadas em plantation (tabaco, arroz, algodão), na Nova Inglaterra (Massachusetts, Connecticut, Rhode Island, etc.), a escravidão era geralmente em menor escala e menos centralizada na agricultura.
* Emprego dos Escravizados: Pessoas escravizadas na Nova Inglaterra trabalhavam em diversos setores:
* Portos e Cidades: Como trabalhadores manuais, marinheiros, e em ofícios especializados.
* Casas: Como serviçais domésticos.
* Pequenas Fazendas: Auxiliando em lavouras e gado.
* Comércio Negreiro: Apesar de ter menos escravos em seu próprio território do que o Sul, a Nova Inglaterra, especialmente Rhode Island e Massachusetts, desempenhou um papel fundamental no comércio triangular, construindo e operando muitos dos navios que transportavam pessoas escravizadas da África para as Américas.
* Posição de Edwards: Jonathan Edwards, como um proeminente ministro e teólogo de Massachusetts e Connecticut, possuir escravos estava de acordo com as leis e os costumes de sua classe social e região na época. Sua justificação teológica refletia uma interpretação bíblica usada por muitos para endossar a prática.
⚖️ John Wesley e o Abolicionismo
John Wesley, o fundador do Metodismo e contemporâneo de Edwards, teve uma trajetória e uma posição sobre a escravidão muito diferentes, especialmente na segunda metade de sua vida.
| Característica | Jonathan Edwards | John Wesley |
|—|—|—|
| Posse de Escravos | Sim, possuía escravos. | Não possuía escravos. |
| Visão Inicial | Acreditava que a Bíblia permitia a escravidão, desde que os escravizados fossem bem tratados. | Inicialmente neutro ou menos vocal. |
| Posição Posterior | Não mudou sua posição pública fundamental sobre a validade da escravidão. | Abolicionista vocal. Tornou-se um forte contestador e mobilizador da opinião pública contra a escravidão nos últimos 20 anos de vida. |
| Obra Chave | Não há um tratado antiescravidão. | Escreveu o influente panfleto “Thoughts Upon Slavery” (Pensamentos sobre a Escravidão) em 1774, condenando a prática de forma veemente. |
| Legado | Seu filho, Jonathan Edwards Jr., tornou-se um proeminente abolicionista. | Foi uma das vozes anglicanas mais fortes do abolicionismo inglês. Sua última carta conhecida, escrita dias antes de sua morte, foi para o abolicionista William Wilberforce, incentivando-o a continuar a luta. |
Enquanto Edwards aceitava e participava da instituição, Wesley se tornou um dos primeiros e mais veementes ativistas abolicionistas entre os líderes religiosos da Grã-Bretanha, classificando a escravidão do povo negro como “o grande mal nacional”.