O valor total dos impostos pagos pelos brasileiros até a última segunda-feira (20) chegava a R$ 976,1 bilhões, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo. A somatória engloba, muitas vezes, impostos que o consumidor nem se dá conta que existem quando compra um celular, ou mesmo um perfume, por exemplo. Por isso, o Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Pará (Conjove) realiza, a partir de amanhã, a edição regional do 17º Feirão do Imposto.
Presidente do Conjove, João Marcelo Santos explica que o tema nacional do feirão este ano é “Menos é Mais”, em referência aos tributos pagos pelos brasileiros. “O mote é o de conscientizar a população do quanto se paga de tributo no país”, destacou. “Além disso, a Conjove também cobra mais eficiência no uso desse tributo. Temos uma carga tributária muito elevada e não temos o retorno disso no mesmo nível”.
A partir da participação de diferentes segmentos do comércio, o feirão oferecerá ao consumidor produtos sem incidência de impostos. João Marcelo explica que de 22 a 26 de maio, 39 lojas do Boulevard Shopping não vão cobrar impostos nas vendas; algumas oferecerão 100% dos produtos vendidos e outras escolherão um produto para dispensar o valor do tributo.
Além do shopping, posto de combustível, pizzaria, supermercado, loja de material de construção, dentre outros, farão parte do feirão. “A ideia é usar vários segmentos para que a população analise e veja como o preço de compra seria bem menor se tivéssemos uma carga tributária justa”.
Segundo a Federação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), responsável pelo feirão nacional, dentre os produtos com maiores taxas de impostos estão o perfume importado (78,99%), smartphone importado (68,76%), maquiagem (69,53%), gasolina (61,95%) e motos acima de 250 cilindradas (64,65%).
Fonte:Dol