A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que o projeto do presidente Lula é “taxar os super-ricos”, enquanto o de Jair Bolsonaro (PL) seria “taxar o Brasil”. A crítica veio após os EUA, sob liderança de Donald Trump, anunciarem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Gleisi acusou Bolsonaro de subserviência aos EUA e disse que suas mentiras sobre o Brasil e o STF deram pretexto para a medida.
Trump, em carta a Lula, disse que as tarifas têm relação com o julgamento de Bolsonaro, que ele classificou como “caça às bruxas”. Gleisi rebateu dizendo que Trump não se importa com a democracia e que sua real preocupação é com o fortalecimento do Sul Global. Em resposta, Lula afirmou que o Brasil não aceitará tutela externa e que usará a lei da reciprocidade.
O projeto do @LulaOficial é taxar os super ricos, o de Bolsonaro é taxar o Brasil!
A subserviência de Bolsonaro aos EUA está custando caro ao país. As mentiras que ele e a família espalharam sobre o Brasil e o STF serviram de pretexto para Donald Trump taxar as exportações…— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 9, 2025