Hoje, um dos melhores ministros do Governo do Presidente Lula (PT), Jader Fontenelle Barbalho Filho (MDB), disputará uma das 17 vagas para Câmara Federal em 2026 e, se elegerá. Político sereno, habilidoso na condução do partido no estado do Pará e do ministério.
No Ministério das Cidades, Jader Filho sabe fazer o dever de casa – Brasil vai chegar a mais de 3 milhões de unidades habitacionais até o final de 2026. Politicamente, está bem na fita com lideranças, principalmente, prefeitos. Lauro Hoffmann, de Tailândia, em Jacundá, Itonir Tavares, na cidade de Moju, Rubens Teixeira, e muitos outros. Em Belém, terá total apoio de seu primo, o prefeito Igor Normando.
O ministro de Lula, Jader Filho, obterá êxito para deputado federal. Capacidade? Ele já demonstrou que tem de sobra. Em 2026, “será” deputado federal. A razão das “aspas”? É que independente de qualquer análise política e eleitoral, o resultado sempre dependerá do eleitor, no caso, você.
MDB conta com poderosos nomes para deputado federal no próximo ano, os 9 com mandatos. E, pelo menos, uns 10 fortes e com recursos aqui fora que batalharão por uma cadeira em Brasília.