A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, desistiu de participar como destaque no desfile da Acadêmicos de Niterói, no Grupo Especial do Carnaval do Rio, poucas horas antes da apresentação neste domingo (15).
A decisão ocorreu em meio ao descontentamento de aliados do presidente Lula (PT), que viam na participação um potencial aumento do desgaste político para o governo. Janja foi substituída pela cantora Fafá de Belém.
Antes da desistência, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia rejeitado, por unanimidade, um pedido do Partido Novo que pretendia barrar o desfile sob alegação de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder. O TRF-2 também negou pedido semelhante para proibir a apresentação da escola de samba.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (16), a assessoria de imprensa de Janja disse que havia possibilidade de perseguição à escola de samba e a Lula.
“Mesmo com toda segurança jurídica de que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, poderia desfilar, diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma Escola de Samba, Janja optou por não desfilar para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida”, diz um trecho do comunicado.
Com informações da Jovem Pan
