Juiz Rafael Fecury, a liberdade de imprensa e, a liderança de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

0
Juiz Rafael Fecury, a liberdade de imprensa e, a liderança de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%
Juiz Rafael Fecury e Rubens Teixeira / Fotos: AP
O Portal Moju encomendou a pesquisa, o candidato Gerson Dourão acionou a Justiça para impedir divulgação, mas a justiça garantiu à liberdade de imprensa, fundamentais em um processo eleitoral democrático

Segundo pesquisa estimulada Datailha, o candidato a Prefeito de Moju, Rubens Teixeira (MDB), lidera com 47,3%, em segundo lugar Gerson Dourão (PT) 28,1% e, Ié-Ié (PSDB) com 11,6%.

A Datailha aponta para uma vitória fácil de Rubens Teixeira no domingo (06), com uma diferença de quase 20 pontos sobre o segundo colocado.

Na espontânea, Rubens aparece com 46,1%, Gerson 27,1% , Ié-Ié 10,8 %.

Decisão Judicial

O candidato Gerson Dourão entrou na justiça eleitoral para que a pesquisa não fosse divulgada. Porém, o Juiz Rafael Fecury decidiu neste sábado (05) “defiro o pedido de efeito suspensivo ativo, autorizando a imediata divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº PA02508/2024 até que seja julgado o recurso principal, assegurando-se o direito à informação e à liberdade de imprensa, fundamentais em um processo eleitoral democrático“.

A decisão do magistrado se constitui em uma vitória do jornalismo, da liberdade de imprensa, do direito dos veículos de comunicação manter a sociedade informada. Em 2024, tem sido comum, figuras políticas tentarem intimidar e prejudicar financeiramente, principalmente, os meios de comunicação de pequeno porte.

Dados da Pesquisa

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número PA-02508/2024. 500 pessoas foram ouvidas no período de 15 a 17 de setembro no município de Moju, com uma margem de erro de +/- 2,8%, com um nível de confiança de 95%.

Decisão Judicial em favor do Portal Moju e Datailha – Baixa aqui: TUTELA CAUTELAR ANTECEDENTE