O governo da Coreia do Norte inaugurou, nesta segunda-feira (16), um novo bairro residencial em Pyongyang destinado às famílias de soldados norte-coreanos mortos em combate ao lado das forças russas na guerra da Ucrânia. Batizada de Saeppyol Street (Rua Nova Estrela), a área foi concluída sob supervisão pessoal do líder Kim Jong Un, que participou da cerimônia acompanhado da filha, Kim Ju Ae.
Em discurso, Kim Jong Un afirmou que o novo distrito simboliza o “espírito e o sacrifício” dos soldados mortos, permitindo que as famílias enlutadas “se orgulhem de seus filhos e maridos”. O líder norte-coreano prometeu retribuição aos “jovens mártires” e disse ter pressionado para que o projeto fosse concluído o mais rápido possível, na esperança de trazer “pequeno conforto” às famílias.
A Coreia do Norte enviou cerca de 14 mil soldados para lutar na Ucrânia sob um pacto de defesa mútua com a Rússia firmado em 2024. De acordo com fontes sul-coreanas, ucranianas e ocidentais, mais de 6 mil norte-coreanos teriam sido mortos no conflito, embora Pyongyang não confirme oficialmente os números.
