Lira põe em votação PEC que perdoa partidos, gera revolta e volta atrás

0
118
Lira põe em votação PEC que perdoa partidos, gera revolta e volta atrás
A decisão de Lira em acelerar o processo gerou revolta entre parlamentares. Imagem: MICHEL JESUS/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Na noite de quarta-feira (3), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tentou colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que perdoa partidos políticos que desrespeitaram as cotas de negros e mulheres nas eleições de 2022. A decisão de Lira em acelerar o processo gerou revolta entre parlamentares, levando o presidente a retirar a proposta da pauta de votação.

Reação negativa

A PEC, que havia sido ressuscitada em maio deste ano, já enfrentara resistência quando Lira a pautou no plenário em junho, resultando em sua retirada da agenda devido à reação negativa. No entanto, a proposta retornou à pauta na noite de quarta, surpreendendo muitos deputados com a velocidade do processo.

Arthur Lira iniciou a votação de maneira relâmpago, provocando a insatisfação de parlamentares de dois partidos, PSOL e Novo. Os deputados dessas legendas se manifestaram nos microfones, criticando a falta de tempo para estudar o relatório a ser votado, que tinha acabado de ser disponibilizado. Tanto o PSOL quanto o Novo são os partidos que mais se opõem à aprovação da PEC.

Com informações do UOL.