O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por uma ampla margem em um eventual segundo turno nas eleições de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada no sábado (6). Lula registra 51% das intenções de voto, contra 36% de Flávio, uma diferença de 15 pontos percentuais.
Embora a coleta de dados tenha sido anterior ao anúncio formal de Flávio como potencial candidato, o levantamento mostra que o sobrenome Bolsonaro pesa negativamente:
-
Flávio Bolsonaro perde por 51% a 36%.
-
Michelle Bolsonaro (PL-DF) perde por 50% a 39%.
-
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) perde por 52% a 35%.
Outros nomes da direita se saem melhor contra Lula no segundo turno, mas ainda perdem: Tarcísio de Freitas (Republicanos) perderia por 47% a 42%, e Ratinho Jr. (PSD) por 47% a 41%.
No primeiro turno, Lula mantém a liderança folgada em todos os cenários, atingindo cerca de 41% das intenções. No cenário com Flávio Bolsonaro, o senador marca 18%. Já contra Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama alcança 24% das intenções de voto.
O Datafolha entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
