Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou que irá ao Rio de Janeiro para discutir o apoio federal diante da crise de segurança gerada pela megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou mais de 120 mortos.
Lewandowski afirmou que Lula ficou “estarrecido” com o número de vítimas e surpreso por o governo federal não ter sido informado previamente sobre a ação. O presidente soube dos detalhes apenas ao retornar de viagem internacional, na noite de ontem (28).
A comitiva que segue ao Rio inclui o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).
“O presidente ficou estarrecido com o número de ocorrências fatais que se registraram no Rio de Janeiro. Também, de certa maneira, se mostrou surpreso que uma operação desta envergadura fosse desencadeada sem o conhecimento do governo federal”, comentou Lewandowski com jornalistas após a reunião, no Palácio da Alvorada.
