Obra de Marcos Samuel Costa, escritor Marajoara, é semifinalista no Prêmio Oceanos 2024

0
Obra de Marcos Samuel Costa, escritor Marajoara, é semifinalista no Prêmio Oceanos 2024
Marcos Samuel Costa nasceu em 1994 em Ponta de Pedras, Ilha de Marajó (Pará). Arte: TN BRASIL TV

Obras brasileiras, portuguesas, moçambicanas e caboverdianas estão entre as selecionadas. E entre as obras brasileiras, a obra do ponta-pedrense Marcos Samuel Costa.

Marcos Samuel Costa nasceu em 1994 em Ponta de Pedras, Ilha de Marajó (Pará). Graduou-se em Serviço Socialna UFPA, licenciatura em História (Unilins), especialização em Saúde Pública (Unifatecei) e faz mestrado em Antropologia na UFPA.

Sua obra inclui poemas, contos, romances e literatura infantil. Foi finalista do Prêmio Mix Literário em 2021 e em 2023. Além disso, venceu o Prêmio Dalcidio Jurandir 2019 e o Prêmio Uirapuru de literatura 2021. Jurado do Prêmio SESC em 2021.

Obra de Marcos Samuel Costa, escritor Marajoara, é semifinalista no Prêmio Oceanos 2024
Sua obra inclui poemas, contos, romances e literatura infantil.

Premiação

Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa anunciou nesta sexta-feira (23) os 60 títulos semifinalistas da edição de 2024. Neste ano, a premiação contou com 2.619 livros inscritos, submetidos a dois júris especializados, um de prosa e outro de poesia, formados por profissionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Entre os finalistas, estão nomes como Mia Couto, Micheliny Verunschk, Germano Almeida, João Silverio Trevisan, João Tordo, Adilia Lopes, Nei Lopes, Luis Henrique Pellanda e nomes vindos do norte como de Marcos.

Após o trabalho de leitura e avaliação das obras, ao fim de mais de quatro meses, cada júri elegeu 30 livros em prosa e 30 de poesia, de autoras e autores de quatro diferentes nacionalidades: Brasil, Portugal, Moçambique e Cabo Verde. Tanto o júri, quanto o resultado desta primeira etapa enfatizam a proposta do prêmio de valorização da língua portuguesa, segundo o comunicado da organização.