Durante a Segunda Guerra Mundial, os russos desempenharam um papel crucial, enfrentando a Alemanha nazista em batalhas épicas no Fronte Oriental. A Batalha de Stalingrado (1942-1943) foi uma das mais decisivas, resultando na derrota alemã e marcando um ponto de virada na guerra.
O cerco de Leningrado (1941-1944) causou imensas perdas civis aos russos. Estima-se que a União Soviética tenha perdido mais de 20 milhões de pessoas, incluindo civis e militares. Apesar das enormes baixas, os soviéticos contribuíram para a derrota final da Alemanha em 1945, capturando Berlim.
A Captura de Berlim pelos russos
A captura de Berlim pela União Soviética foi o ato final decisivo da Segunda Guerra Mundial na Europa. A Batalha de Berlim começou em 16 de abril de 1945 e se intensificou até o final de maio.
As forças soviéticas cercaram a cidade e, após combates ferozes, finalmente tomaram Berlim em 2 de maio. Adolf Hitler cometeu suicídio em 30 de abril, durante o cerco. A queda de Berlim marcou o colapso do regime nazista, levando à rendição incondicional da Alemanha em 8 de maio de 1945, o Dia da Vitória na Europa, Dia D.