Segundo pesquisa do Instituto Doxa, encomendada pela Troika Inteligência Política, realizada nos dias 15 a 18 de julho do corrente ano, a obra do BRT é considerada a mais importante por 29,6% da população, para COP-30.
Em segundo lugar aparece obras de asfaltamento com 27,6%, Canal São Joaquim 14,9%, Mercado de São Brás 7,1%.
O jornalista Olavo Dutra em um de seus textos comentou “Iniciado em 2012, na gestão do então prefeito Duciomar Costa, o pomposo projeto Bus Rapid Transit, o BRT-Belém, pretendia beneficiar usuários de transporte público da capital paraense de modo integrado, facilitando o ir e vir e dando escoamento ao tráfego de veículos leves, seguindo o bem-sucedido exemplo de Curitiba“. Continua “Após mais de uma década de obras, o BRT-Belém não é nem a sombra do modelo implantado na capital paranaense há quase 50 anos. Limita-se a apenas 20 quilômetros de extensão e inclui parcos quatro terminais de integração. Contudo, já consumiu, em valores atualizados, R$ 3 bilhões..“.
Dados da Pesquisa
Nº identificação PA-01617/2024, feita com entrevistados 1000, com margem de erro: 3,1% para mais ou para menos.
COP-30
O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.