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    Para defender o Socialismo precisamos eliminar a pobreza | Deng Xiaoping 26 de abril de 1987

    TN BRASIL TVTN BRASIL TV2 de junho de 2024
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    Para defender o Socialismo precisamos eliminar a pobreza | Deng Xiaoping 26 de abril de 1987
    “A Revolução Cultural, que durou de maio de 1966 a outubro de 1976, foi iniciada e dirigida pelo Camarada Mao Zedong / Foto: Reprodução

    Nossos princípios e políticas atuais foram formulados na Terceira Sessão Plenária do Décimo Primeiro Comitê Central de nosso Partido, realizada em 1978. No curso dos últimos 8 anos fizemos um trabalho relativamente bom. Antes disso perdemos muito tempo, especialmente na década da “Revolução Cultural”,(1) quando criamos problemas para nós mesmos e tivemos resultados desastrosos. Mas nós aprendemos com a experiência: estes princípios e políticas são o produto das lições que aprendemos na “Revolução Cultural”. A lição fundamental que aprendemos é que devemos ser claros sobre o que é comunismo, o que é socialismo e sobre como construir o socialismo. A forma de construir o socialismo precisa ser determinada pelas condições particulares de cada país. Acredito que você deve entender por que propomos construir um socialismo adaptado para as condições da China.

    Acesse: URL canônico https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/

     

    Construíndo de portas fechadas

    No passado ficamos presos a uma rotina improdutiva, construindo de portas fechadas, e muitos anos de trabalho pesado não produziram os resultados desejados. É verdade que nossa economia estava se expandindo gradualmente e que tivemos sucesso em desenvolver certas coisas, como a bomba atômica, a bomba de hidrogênio e até mísseis balísticos intercontinentais. Mas no geral a economia cresceu devagar ou estagnou por longos períodos, nossa população continuava vivendo na pobreza. Durante a “Revolução Cultural” a Camarilha dos Quatro(2) criou o slogan absurdo “melhor ser pobre sob o socialismo que ser rico sob o capitalismo”, pode parecer sensato rejeitar o objetivo de ficar rico sob o capitalismo, mas como podemos defender a pobreza sob o socialismo e o comunismo? Foi esse tipo de pensamento que levou a China a estagnar. Esta situação nos forçou a reexaminar a questão.

    Defender o socialismo

    Nossa primeira conclusão foi que precisávamos defender o socialismo, e para fazer isso tínhamos que, acima de tudo, eliminar a pobreza e o atraso, expandir muito as forças produtivas e demonstrar a superioridade do socialismo sobre o capitalismo. Para estes fins, tivemos que mudar o foco do nosso trabalho para o impulsionar da modernização e fazer disso nossa meta para as próximas décadas. Ao mesmo tempo, a experiência nos ensinou que não precisamos mais manter o país fechado para o exterior e que a iniciativa do nosso povo deve entrar totalmente em jogo. Daí nossas políticas de abertura e reforma. Nossa política de abertura tem dois aspectos: doméstico e internacional. Nós começamos com o interior, aplicando a política de abertura lá, e conseguimos resultados muito rápido, em alguns lugares só levou um ou dois anos para eliminar a pobreza. Depois de acumular a experiência necessária no interior, nós mudamos o foco para a reforma nas cidades. A reforma urbana já está acontecendo por quase 3 anos, mas ainda há muito o que fazer. Nós também conseguimos resultados rápidos com nossa política de abertura internacionalmente.

    A China atrasada

    A China está atrasada em ciências e tecnologia; nós temos bastante problemas para resolver, especialmente o problema da nossa enorme população, que já chega a quase 1.05 bilhão. Isso dificulta muito nosso trabalho de aumentar a renda da população, eliminar a pobreza e o atraso em pouco tempo. Em tudo que nós fazemos devemos partir da realidade, se assegurando de que nossas metas são realistas e de que há tempo suficiente para cumpri-las. No último quadrimestre de 1984 e durante 1985 nossa economia cresceu em um ritmo bem acelerado, e isso nos causou alguns problemas. É por isso que precisávamos de alguns reajustes e contração. Mas isso também tem seu lado positivo, pois aprendemos com a experiência.

    No geral, nossos objetivos não são muito ambiciosos. Nós nos demos vinte anos — ou seja, do começo de 1981 até o fim do século — para quadruplicar nosso PNB(3) e atingir prosperidade comparativa, com um per capita anual de US$800 a $1.000. Então iremos usar este valor como um novo ponto de início e tentar quadruplicá-lo de novo, para assim chegar a um PNB per capita de $4.000 em mais 50 anos. O que isso significa? Significa que até a metade do próximo século esperamos alcançar o nível de países moderadamente desenvolvidos. Se conseguirmos atingir esta meta, em primeiro lugar, teremos realizado algo tremendo; segundo, teremos feito uma contribuição real para a humanidade; e terceiro, nós teremos demonstrado, mais convincentemente, a superioridade do sistema socialista. Nosso princípio de distribuição é um princípio socialista, nosso PNB per capita de $4.000 será diferente do equivalente ao mesmo em países capitalistas. A China tem uma população enorme, se supormos que até a metade do século 21 nossa população chegará a 1.5 bilhões e que teremos um PNB per capita de $4.000, então nosso PNB anual total será de $6 trilhões, e isso posicionará a China nas fileiras da frente das nações. Quando atingirmos esta meta, iremos não somente ter forjado um novo caminho para os povos do terceiro mundo, que representam três quartos da população mundial, mas também — e isso é ainda mais importante — iremos ter demonstrado para a humanidade que o socialismo é o único caminho e que é superior ao capitalismo.

    Para se construir o socialismo é necessário desenvolver as forças produtivas,(4) a pobreza não é socialismo. Para defender o socialismo, um socialismo que deverá ser superior ao capitalismo, é imperativo que antes, e acima de tudo elimine-se a pobreza. Realmente, estamos construindo o socialismo, mas isto não quer dizer que oque conseguimos até agora está no padrão socialista. Não será até o meio do próximo século, quando chegarmos ao nível de países moderadamente desenvolvidos, que poderemos dizer que realmente construímos o socialismo e declarar que é superior ao capitalismo. Estamos avançando em direção a este objetivo.

    No caminho da construção do socialismo e da tentativa de modernização, encontramos algumas interferências da “esquerda”. Desde a Terceira Sessão Plenária do Décimo Primeiro Comitê Central de nosso Partido, estamos nos concentrando no combate a erros de “esquerda”, porque foram estes que cometemos no passado. Mas também houve interferência de direita, com isso nos referimos à demanda por ocidentalização em atacado, que levaria não ao socialismo, mas ao capitalismo. Nós já lidamos com a recente disseminação ideológica a favor da liberalização burguesa e fizemos algumas mudanças de pessoal.

    Resumindo, devemos seguir inabalavelmente o caminho traçado dêsde aquela sessão plenária, nós temos marchado por este caminho por mais de oito anos. Acho que não restam dúvidas de que atingiremos o objetivo que estabelecemos para o fim do século e apesar do próximo objetivo para os 50 anos seguintes ser mais difícil de alcançar, estou convencido de que também o alcançaremos.


    Notas do tradutor:

    (1) “A Revolução Cultural, que durou de maio de 1966 a outubro de 1976, foi iniciada e dirigida pelo Camarada Mao Zedong. Sua principal tese foi de que muitos representantes da burguesia e revisionistas contrarrevolucionários haviam se infiltrado no Partido, no governo, no exército e nos círculos culturais, e que a liderança na grande maioria das organizações e departamentos não estavam mais nas mãos de Marxistas e do povo; que elementos do Partido no poder tomando o caminho capitalista haviam formado um quartel general burguês no interior do Comitê Central, que aplicava uma política e linha organizacional revisionista e possuía agentes em todas as províncias, municípios e regiões autônomas, assim como em todos os departamentos centrais; que, como as formas de luta adotadas no passado não haviam resolvido este problema, o poder usurpado pelos seguidores da via capitalista só poderia ser recapturado levando a cabo uma grande revolução cultural, mobilizando total e abertamente as amplas massas de baixo para cima para expor esses fenômenos sinistros” (fonte: “Resolução Sobre Certas Questões na História de Nosso Partido Desde a Fundação da República Popular da China”; 27 de junho de 1981; Sexta Sessão Plenária do Décimo Primeiro Comitê Central do Partido Comunista da China) (retornar ao texto)

    (2) A Camarilha dos Quatro (chinês tradicional: 四人幫, chinês simplificado: 四人帮, pinyin: Sìrén bāng; também chamada de Gangue dos Quatro ou Bando dos Quatro) é a designação atribuída a uma facção composta por quatro membros do Partido Comunista da China que ganharam proeminência no período de implementação da Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1976): Jiang Qing (esposa de Mao Tse-tung), Zhang Chunqiao, Wang Hongwen e Yao Wenyuan. (fonte: Wikipedia) (retornar ao texto)

    (3) O Produto Nacional Bruto (PNB) é o produto obtido à custa de fatores que pertencem às unidades residentes, quer tenha sido obtido no território econômico quer fora dele. A metodologia utilizada pelo Banco Mundial para medir o PNB dos países é baseada no método de conversão monetária Atlas, que atenua as flutuações cambiais ao utilizar uma média dos últimos 3 anos. O Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida Enviada ao (ou Recebida do) Exterior (RLEE ou RLRE): seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrário do que acontece com países em desenvolvimento. Esta renda (RLEE/RLRE) representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países. (fonte: Wikipedia) (retornar ao texto)

    (4) “As forças produtivas são as edificações e os meios utilizados no processo de produção: meios de produção, de um lado, e força de trabalho, de outro. Os meios de produção são recursos produtivos físicos: ferramentas, maquinaria, matéria-prima, espaço físico etc. A força de trabalho inclui não apenas a força física dos produtores, mas também suas habilidades e seu conhecimento técnico (que eles necessariamente não dominam), aplicados quando trabalham. Marx diz – e estou de acordo com ele – que esta dimensão subjetiva das forças produtivas é mais importante do que a dimensão objetiva ou dos meios de produção; e, no interior da dimensão mais importante, a parte mais apta ao desenvolvimento é o conhecimento. Logo, em seus estágios posteriores, o desenvolvimento das forças produtivas é, em grande medida, uma função do desenvolvimento produtivamente útil da ciência.” (fonte: “Forças Produtivas e Relações de Produção”; Gerald Cohen; 1983) (retornar ao texto).


    Observação: Trecho de uma entrevista com o primeiro-ministro Ljubomir Strougal da República socialista da Tchecoslováquia Tradução: Swen Zettler – da versão disponível em https://dengxiaopingworks.wordpress.com/2013/03/18/to-uphold-socialism-we-must-eliminate-poverty/ / HTML: Fernando Araújo. / Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.

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