O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou o compromisso do Estado com uma transição justa, valorização dos ativos ambientais e geração de legados para a população amazônida durante a Semana do Clima da Amazônia (14 a 18 de julho). O evento reúne diversos setores para debater soluções aos desafios da região e serve como preparação para a COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém, fortalecendo articulações e parcerias.
“Temos o objetivo de consolidar Belém e a Amazônia como liderança na agenda das mudanças climáticas e nas pautas que envolvem o meio ambiente. Ao sediar a COP 30, desejamos afirmar que a discussão sobre clima deve acontecer aqui, na maior floresta tropical do mundo. A Semana do Clima posiciona Belém para valorizar nossa ciência, nossa biodiversidade e gerar empregos verdes, integrando desenvolvimento e sustentabilidade”, afirmou o governador.
A programação do dia contou com a presença de autoridades e especialistas, incluindo Ana Toni, diretora-executiva da COP 30, representantes de organizações nacionais e internacionais ligadas à agenda climática e o presidente da Hydro, Anderson Baranov, que ressaltou o papel do setor privado na transição energética e na construção de soluções sustentáveis em parceria com o poder público.
“A Hydro é patrocinadora do evento porque acredita que o diálogo precisa gerar ação. Desde 2022, já investimos cerca de 14 bilhões de reais em transição energética, com mudanças importantes na matriz da Alunorte e uso de energia renovável, como biomassa do caroço do açaí. O governador tem incentivado a realização de eventos como este, e nosso objetivo é transformar a Semana do Clima em uma tradição anual”, disse Anderson Baranov.
Com informações da Agência Pará