O PCdoB Pará realizou nos dias 19 e 20, sua 21ª Conferência Estadual, com a aprovação do Projeto de Resolução do 16º Congresso Nacional do Partido e a eleição da nova direção partidária, o Comitê Estadual para o biênio 2025-2027. O processo da Conferência foi marcado pela mobilização de 2.687 filiados, em 35 municípios. Participaram da plenária da Conferência 108 delegados e delegadas.
No ato político de abertura da Conferência, ocorrido na sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA, a mesa de abertura foi conduzida pelo então presidente estadual do PCdoB, Jorge Panzera, e contou com a presença de lideranças políticas como a ex-deputada Sandra Batista (Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB), o ex-deputado Lélio Costa (presidente do PCdoB Belém), Cleber Rezende (vice-presidente estadual do PCdoB Pará), Rodrigo Moraes (vereador de Belém), Alfredo Costa (vereador de Belém pelo PT), ex-deputada Araceli Lemos (PSOL), Zé Carlos Lima (Partido Verde), Carla Quaresma (presidenta da União Brasileira de Mulheres – UBM) e representantes da União da Juventude Socialista (UJS), presidente Gregório Neto e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), vereador do PCdoB em São Miguel do Guamá, Gil do Sindicato.
Durante a manhã do sábado (20), o então presidente, Jorge Panzera, apresentou o Projeto de Resolução que será levado à plenária final do Congresso, prevista para os dias 16 a 19 de outubro, em Brasília. O documento reúne 154 pontos e está dividido em três eixos: Internacional, Nacional e Partido. Entre os destaques, estão a análise da crise sistêmica do capitalismo e da luta pelo socialismo, os desafios políticos do Brasil até 2026 e a orientação para a resistência e mobilização popular.
Na sequência, a Comissão Eleitoral apresentou a nominata com 55 nomes para compor o novo Comitê Estadual. A votação ocorreu no período da tarde, após falas dos delegados vindos de diferentes municípios do Pará.
Em mensagem em vídeo, a presidente nacional do PCdoB e ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luciana Santos, agradeceu a dedicação de Jorge Panzera, que deixa a presidência estadual para concorrer ao cargo de deputado estadual. “Panzera não só conduziu o partido, como também inspirou. O seu legado continuará motivando futuros comunistas”, afirmou.
O advogado e militante Cleber Rezende foi eleito presidente estadual do PCdoB para o biênio 2025-2027. Rezende tem 28 anos de militância e já atuou em diversas frentes da legenda. Ao assumir a nova função, ressaltou a importância da unidade partidária:
“Coloco-me na tarefa de conduzir o partido para este novo período. Essa condução só será possível unindo toda a militância e contando com a experiência dos dirigentes estaduais e municipais. Vamos todos juntos colocar o PCdoB em um novo patamar já no próximo ano, com a eleição de Jorge Panzera como deputado estadual, de Lélio Costa como deputado federal, fortalecendo a reeleição do presidente Lula e garantindo a presença do partido nas lutas sociais pelo futuro do Pará”, declarou.
Histórico político
Cleber Rezende, é uma liderança política e sindical, pessoa discreta, mais com larga experiência, atuação e influência no meio político paraense.
Cleber Rezende, 49 anos, é advogado, formado pelo CESUPA, especialista em Direito Administrativo e Administração Pública/UNAMA, Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB Pará, Dirigente da Federação Brasil da Esperança no Pará, composta por PT, PCdoB e PV, tendo sido seu Presidente Estadual no ano das eleições municipais de 2024, liderando campanhas pela Federação em diversos municípios paraenses com eleições de Prefeitos, Vice-prefeitos e centenas de Vereadores pelo Pará.
Cleber Rezende iniciou sua militância no Sul do Pará, em Rio Maria, onde foi Secretário Geral e Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR, ao concluir o curso de magistério e passar no concurso para educação municipal de Rio Maria, Rezende, integrou ao Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará e foi Coordenador Geral Regional do Sintepp, liderando a categoria dos trabalhadores em educação nos 15 municípios e subsedes da região do Araguaia (Sul do Pará).
Rezende é dirigente da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania – ADJC/Pará e foi Conselheiro Seccional da OAB Pará, onde presidiu a Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB/PA, na gestão 2022 a 2024, Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Pará, no período de abril/2017 à junho/2025, integrando atualmente a Direção Nacional da CTB. É assessor sindical há 18 anos do Sindicato dos Bancários do Pará, além de ter sido nos últimos 20 anos da Coordenação Estadual do SINTEPP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará.
Rezende, tem forte atuação social é Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará – CETERPA, Conselheiro Municipal dos Direitos Humanos de Belém, foi Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará, No governo da Presidenta Dilma Rousseff, Cleber, integrou o governo no Ministério do Planejamento, lotado na SPU Pará – Superintendente do Patrimônio da União.
Texto: Assessoria