A professora, doutoranda, mestre e advogada Samara Tirza, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PA, foi uma das palestrantes do I Congresso de Direito, Dignidade e Garantias, realizado nesta sexta-feira (17), em Belém.
No evento, a jurista apresentou a palestra “O Papel do Direito no Enfrentamento ao Racismo”, em que discutiu a importância de uma abordagem plural e humanizada do Direito, voltada à defesa da dignidade e das garantias fundamentais previstas na legislação brasileira.
Em entrevista ao jornalista Taciano Cassimiro, da TN Brasil TV, Samara Tirza destacou que o congresso é um espaço essencial para refletir sobre o papel das instituições jurídicas no combate ao racismo. Ela ressaltou que o Direito consegue atuar de forma mais efetiva em casos de racismo direto e explícito, mas ainda carece de instrumentos para enfrentar formas sutis e estruturais de discriminação racial.
Samara Tirza tem trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos, da igualdade racial e de gênero. Também é reconhecida por sua atuação em projetos de valorização da cultura paraense e na formulação de políticas públicas voltadas à justiça social.
Assista à Entrevista:
Ver essa foto no Instagram