Segurança de Vice-governador é assassinado. Polícia ameniza e investiga mortes de PMs como latrocínio; 30 assassinados só em 2018

0

O número assustador de 30 policiais assassinados somente este ano em Belém chegou na noite do último sábado (17), onde pelo menos três casos de violência envolvendo PMs foram registrados.

O PM Silney Ferreira Mendonça foi assassinado na avenida José Bonifácio com a rua dos Mundurucus, no bairro do Guamá, em Belém. Na fuga, um dos criminosos envolvidos na morte do PM entrou em um cemitério e morreu após troca de tiros com a polícia.

A segunda vítima do dia foi o cabo Kenny Danilo Gusmão, segurança do vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho. O policial estava dentro do carro com a esposa, no bairro Mangueirão, em Belém, quando foi surpreendido por criminosos. Ele morreu após ser baleado na cabeça.

A principal hipótese de investigação para os dois casos é de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, segundo a Polícia Civil, que também não descarta o homicídio.

Ainda de acordo com a PC, em princípio, são casos isolados e nada que indique a ligação entre os dois crimes, até o momento, mas que será necessário aprofundar as investigações.

PMs e familiares vítimas da violência

Também na noite de sábado (16), outro caso aconteceu em Castanhal, nordeste paraense.  A vítima foi a esposa de um militar. De acordo com informações repassadas por policias da área, Aliny Mara estaria tendo uma aula de direção com o marido, quando homens chegaram e anunciaram um assalto. Houve troca de tiros e ela acabou atingida.

30 PMs MORTOS EM 2018

1º – O sargento Wladimir Odylo Giliberti de Matos, 48 anos, foi morto em frente à própria casa, no bairro do Guamá, em Belém.

2º – O cabo Richard Farias de Souza, lotado no Batalhão de Polícia Penitenciária (BPoP), foi morto ao reagir um assalto dentro de uma van, na altura do KM 19 da Rodovia BR-316, em 10/01.

3º – O sargento João Francisco de Oliveira Lameira, 47 anos, foi assassinado em Castanhal, durante uma abordagem policial, no dia 17/01.

4º – O cabo Wagner Santa Rosa, 33 anos, do Comando de Operações Especiais (COE), foi morto durante um treinamento da polícia militar, no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado (Iesp), em Marituba, em 19/01.

5º – O Sargento Eliseu Pojo Rodrigues, 45 anos, do 29º Batalhão de Policiamento Militar, foi assassinado a tiros, no dia 20/01, em Ananindeua.

6º – A cabo Rosalva Maria Corrêa de Holanda, 49 anos, foi assassinada a tiros no quintal da própria casa e ainda por dois vizinhos, no dia 30/01, em Ananindeua.

7º – O cabo Marcelo Costa de Carvalho, 32 anos, foi morto a tiros depois de uma tentativa de assalto, no dia 09/02, em Ananindeua.

8º – O soldado Washington Luiz do Rosário foi morto a tiros depois de uma tentativa de assalto no bairro da Pedreira, em Belém, no dia 10/02.

9º – O sargento PM Antônio Daves Martins, 49 anos, estava em uma loja de autopeças no dia 14/02 quando sujeitos se aproximaram de carro e o alvejaram, em Ananindeua.

10º – O cabo Jeferson Maciel dos Anjos foi morto a tiros no dia 25/02, durante um atentado contra um suspeito de tráfico de drogas no município de Santa Isabel.

11º – O  sargento Reginaldo da Silva Souza estava a serviço, fardado, na praça da Matriz, em Marituba, e foi atingido a tiros de surpresa por assassinos que estavam em um carro do modelo Volkswagen Fox prata, no dia 28/02.

12º – O sargento Marinaldo Maia de Souza, 46 anos, foi morto depois de sofrer assalto no bairro do Guamá, em frente da própria casa, em 11/03

13º – O cabo Deyvison César Braga de Oliveira, que foi perseguido e morto a tiros, no cruzamento da Avenida Independência com a Rodovia Mário Covas, em Ananindeua, em 11/03.

14º – O cabo José da Silva Frade foi assassinado após um assalto dentro de um ônibus, no km 4 da BR-316, em 22/03.

15º – O cabo José Antônio Pinheiro, 64 anos, não resistiu as ferimentos provocados por um esfaqueamento e morreu em Marabá. Ele, que estava na reserva, foi atacado na frente da casa onde morava. O suspeito seria um usuário de drogas e foi preso após fugir da Polícia. Crime aconteceu no dia 26 de março.

16º – O cabo reformado Valdomiro de Oliveira Bastos, 51 anos, foi atacado em um mercadinho por 4 bandidos, no bairro da Condor, em Belém. Crime foi no dia 27 de março.

17º – O subtenente da reserva João Bosco Vieitas de Sousa, 53, foi assassinado na tarde de 1º de abril, no final da quadra 2 do Conjunto Verdejante I, bairro Águas Lindas, Ananindeua.

18º – O cabo Hernani Rogério Silva da Costa, lotado no Batalhão de Eventos da PM, foi morto com  um tiro na cabeça no bairro do 40 Horas, em Ananindeua, enquanto retornava para casa após o dia de trabalho. O crime aconteceu em 8 de abril.

19º – O cabo Ivaldo Joaquim Nunes da Silva, 49 anos, foi baleado no dia 9 de abril e teve a arma roubada, em Belém.

20º – O sargento da reserva da PM Reginaldo foi torturado e executado, em Marituba. O corpo foi desovado no fim da Rua da Cerâmica. Junto com ele, foi morto também o ex-guarda municipal Alexandre Nascimento. Os corpos foram removidos em 23 de abril.

21º – Em 29 de abril, a cabo Mária de Fátima foi assassinada dentro da própria casa, no bairro Curuçambá, Ananindeua.

22º – O cabo PM Jeferson Rodrigues Gaia, foi assassinado em um bar, no distrito de Icoaraci, no dia 2 de maio.

23º – O sargento PM Mourão foi vítima de latrocínio, no conjunto Paar, em Ananindeua.

24º – O cabo PM Josias Santos Favacho, vítima de latrocínio na ocupação Olga Benário, bairro Júlia Seffer, Ananindeua, região metropolitana de Belém, em 16 de maio.

25° – O sargento Sebastião Rosário foi assassinado na rua 10 de maio, bairro do Una, em Belém, no dia 22 de maio. Ele levava a esposa para a igreja, de motocicleta, quando foi atingido na cabeça por dois criminosos, que aguardavam sua passagem. O militar morreu no local e os assassinos ainda roubaram a arma que ele portava.

26° – No mesmo dia (22), o 1º sargento da reserva remunerada Elias Brasil Silva, também evoluiu a óbito depois de ser internado por um mês, vítima de um baleamento durante atentado. No dia 21 de abril, ele jogava uma partida de futebol no campo conhecido como Chuveirinho, no bairro Sideral, em Belém, quando homens chegaram em duas motos e, sem levantar suspeitas, fizeram mais de 20 disparos contra quem ali estava.

27° – No dia 23 de maio, o cabo Giorgio Silva Salame, 38 anos, baleado no dia 9 de maio, morreu no hospital metropolitano e se tornou o 27º PM assassinado no ano. Ele foi baleado no bairro da Marambaia, em Belém, durante uma tentativa de assalto.

28° – O cabo PM reformado Delson Luis Rodrigues da Silva, 50 anos, voltava do supermercado quando foi executado a tiros em frente à esposa, na Cidade Nova 2, em Ananindeua. Caso ocorreu no dia 6 de junho.

29° – O cabo da PM Silnei Ferreira Mendonça foi morto no último sábado (16), na avenida José Bonifácio com a rua dos Mundurucus, no bairro do Guamá, em Belém. Ele teria sido vítima de um latrocínio.

30° – O cabo Kenny Danilo Lima Gusmão, segurança do vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho, foi assassinado também na noite do dia 16 de junho. Ele estava com a esposa dentro do carro no bairro Mangueirão, em Belém.

(DOL)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here