Nascido em Ponta de Pedras, Ton Marajó, um jovem caboclo de 21 anos, cursa licenciatura em História, é artesão, pintor e escultor, mas a sua principal dedicação são para a fabricação de miniaturas de veleiros, principalmente as caravelas do século XV, e barcos regionais. Com seu talento e dedicação, Ton Marajó ganhou a admiração e apoio do vereador e Professor Wagner Pereira, forte articulador a favor da promoção e preservação da cultura local.
Filho de uma Professora concursada e de um pescador artesanal, sua dedicação às artes se manifesta em suas obras. Nos últimos dois anos, ele tem se dedicado a confeccionar miniaturas de veleiros espanhóis e portugueses em raiz de mututizeiro e miriti, materiais naturais típicos da floresta amazônica.
Início
Tudo começou quando seu pai comprou um barco bem simples a vela, Ton achou aquilo tão bonito e simples de ser feito que decidiu replicar tal barco. Foi um sucesso!!! Familiares e amigos o incentivaram a construir mais, e o apoiaram a confeccionar para as vendas em feiras de artesanato. Ton rapidamente evoluiu e construiu algo inimaginável, um barco caravela dentro da garrafa.
Por que as caravelas? Quando criança, Ton se apaixonou com o veleiro “Pérola Negra”, barco fictício da franquia Piratas do Caribe, desde então surgiu uma curiosidade e uma intensa busca de material referente aos caravelas, especialmente, aos naus fantasmas.
Em um concurso de artesanato, conquistou o segundo lugar. As encomendas e elogios não cessaram, e suas criações encontraram espaço em feiras e na internet, onde seus admiradores e clientes se multiplicam.
Fotos: Arquivo Pessoal – texto com informações da assessoria