Um tornado com ventos de até 250 km/h atingiu o interior do Paraná na tarde de sexta-feira (7), causando grande destruição, com a cidade de Rio Bonito do Iguaçu sendo a mais afetada. As informações são da BBC.
Segundo a Defesa Civil, o saldo da tragédia é de seis mortos (cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava) e 437 feridos, sendo que uma pessoa ainda está desaparecida. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, descreveu o cenário como de “guerra” ao G1.
As autoridades locais estimam que 80% de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída, com 90% das residências e prédios comerciais atingidos. Devido à dimensão dos danos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública na cidade neste sábado (8).
O fenômeno meteorológico, classificado como EF3 na escala de tornados pelo Simepar, foi causado pelo nascimento de um ciclone extratopical que atinge a região Sul do país. Hospitais da região estão mobilizados no atendimento às vítimas.
