O economista Vladislav Inozemtsev afirmou que “As sanções continuam a ser um mecanismo de pressão extra-legal que está cada vez mais a substituir todo um conjunto de decisões legais“.
Vladislav Inozemtsev, é um notável economista e cientista político, consultor do Instituto MEMRI em Washington. Para Euronews ele afirmou:
Na Rússia, as sanções estão a começar a ser ridicularizadas, mas sob comando. Recentemente soube-se da aprovação do roteiro de um filme de comédia, segundo o enredo do qual J. Biden, cansado de ouvir de seus assessores que as sanções ainda não podem “acabar” com a Rússia, decide ir incógnito a Moscou para entender as razões da “estabilidade da economia russa”.
Os russos – especialmente os empresários – não estão a divertir-se tanto como os propagandistas: as sanções estão a pesar seriamente sobre eles.
Responde para Euronews no caso das sanções:
Nesse caso, que sanções considera eficazes e quais não?
As sanções são hoje uma forma de guerra. Mas na guerra, uma operação bem sucedida é aquela em que o inimigo sofreu mais danos do que o seu exército. Eu adotaria a mesma abordagem: as sanções são eficazes se causarem mais danos à Rússia do que aos países que as impõem.
Fonte: Euronews