O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (23) para reforçar a necessidade de Brasil e China defenderem o protagonismo da ONU diante do cenário internacional atual.
O diálogo ocorreu apenas um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump, lançar em Davos o seu “Conselho de Paz“, uma iniciativa que gera preocupação global por poder rivalizar com o sistema das Nações Unidas e esvaziar a autoridade do Conselho de Segurança.
Sem mencionar o projeto de Trump diretamente, Xi Jinping afirmou que os dois países devem atuar como forças construtivas para a estabilidade mundial e se manterem firmes na defesa da justiça e do multilateralismo.
Embora o líder dos Estados Unidos afirme que seu novo conselho trabalhará em colaboração com a ONU, suas declarações sobre a autonomia do grupo para agir conforme o interesse de seus membros acenderam alertas. No Brasil, o assessor especial Celso Amorim já manifestou ceticismo, sugerindo que a iniciativa poderia representar uma tentativa de revogar o sistema das Nações Unidas.
