1º caso de reinfecção por nova variante do coronavírus é registrado no Brasil

0
1º caso de reinfecção por nova variante do coronavírus é registrado no Brasil
Crédito: National Institute of Allergy and Infectious Diseases/AFP/Arquivos

Mulher é reinfectada por uma mutação do novo coronavírus, o caso ocorreu em Salvador. A nova variante foi registrada inicialmente na África do Sul. Contudo a confirmação foi feita por pesquisadores do Instituto D’or de Ensino e Pesquisa (Idor), do Hospital São Rafael que fica na capital baiana, da fundação de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade de Minas Gerais (UFMG). Este é o primeiro caso de reinfecção por essa cepa.

A vítima tem 45 anos, é uma profissional que trabalha na área da saúde em um hospital de Salvador. A mulher teve a primeira infecção pelo coronavírus em maio quando apresentou sintomas leves da doença, relata um dos responsáveis pela descoberta.

“A paciente não precisou ser hospitalizada mas apresentou mais sintomas do que da primeira vez”,  relatou o pesquisador da UFMG. A mulher não apresentou histórico de viagem à África do Sul e também revelou à equipe não saber se alguém com quem teve contato esteve fora no país. A vítima ficou em isolamento em maio e outubro. No último exame já deu resultado negativo para Covid-19 e ela passa bem.

A confirmação foi possível pelo cruzamento de dados de um cadastro do sistema de saúde relacionado à pessoas infectadas. Portanto, quando um mesmo nome aparece no cadastro pela segunda vez, é feito um sequenciamento do genoma do vírus para comparação de outros já identificados. Ao final da pesquisa, foi constatado que se tratava do vírus observado anteriormente no país africano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here