No último domingo, 21, o jovem Artur Mesquita, de 15 anos, do município de Alenquer no oeste do Pará, foi notícia na revista eletrônica da TV Globo, o Fantástico. A reportagem apresentou a maneira que o jovem encontrou para acompanhar as aulas, que passaram a ser online por conta da pandemia do Covid-19. E foi em cima de uma mangueira que ele encontrou um sinal de internet com maior intensidade.
Conhecedora dessa realidade, a deputada estadual e primeira secretária da mesa-diretora da Alepa, Professora Nilse Pinheiro, dialoga junto ao Governador do Estado, Helder Barbalho e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (Sectet/PA) sobre essa desigualdade de conexão entre diferentes municípios do Pará.
E por meio da ação “Internet Pública”, prevista no Plano Pluri Anual em vigor, será desenvolvido por meio da estratégia “Conecta Pará”, uma importante e inovadora integração dos provedores regionais e da rede de dados do Estado do Pará, gerenciada pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa), coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Pará (Sectet).
Segundo a deputada Nilse Pinheiro, o projeto prevê a conexão de todos os municípios através de pontos de Wi-Fi públicos de alta qualidade, e objetiva gerar uma rápida e simultânea instalação nos municípios como Alenquer, Colares, Nova Esperança do Piriá dentre outras cidades paraenses que sofrem com essa escassez em conectividade.
“O Estado do Pará depende de infraestrutura adequada para promover a inclusão digital por meio da expansão de redes de conexão e cabeamento. Dentro deste cenário, os pequenos provedores ou provedores regionais têm papel fundamental e são os responsáveis por levar a internet até as áreas rurais ou de difícil acesso do Estado, onde os grandes fornecedores não conseguem chegar“, avalia Nilse.
A estratégia “Conecta Pará”, formulada pela Sectet, já é uma iniciativa premiada com participação de profissionais da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que em 2020 ganhou o Prêmio Democracia Global da Academia de Artes e Ciências Políticas de Washington (EUA).
A deputada estadual Nilse Pinheiro esteve em reunião no mês de fevereiro com o Governador Helder Barbalho, e o Diretor de Ciência e Tecnologia da SECTET, Demethrius Lucena, que detalhou a amplitude do projeto e visa agregar parceiros como a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), OAB, Tribunal de Contas do Estado do Pará, entre outras instituições.
O projeto de internet pública Conecta Pará reconhece a importância da conectividade domiciliar para estudantes e professores da rede pública estadual, que beneficiará toda a família, reduzindo a evasão escolar e ampliando as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem.
Além de permitir a conexão à internet e a geração de empregos, a iniciativa visa fomentar o mercado de telecomunicações, promovendo a qualificação de mão de obra, e assim, garantindo o desenvolvimento.
O projeto é capitaneado pelo Secretário titular da SECTET, Carlos Maneschy, e desenvolvido no Japão pelo Diretor de Ciência e Tecnologia da secretaria estadual, Demethrius Lucena.
Fonte: Ascom Nilse Pinheiro