O navio Ever Given com 400 metros de comprimento, maior que a Torre Eifel, encalhou no Canal de Suez, no Egito, com 18.300 contêineres de mercadorias a bordo, em 23 de março (última terça-feira), após uma forte tempestade de areia, trazendo para economia mundial mais um elemento na crise provocada pelo coronavírus-COVID-19.
O navio Ever Given, de propriedade da empresa japonesa Shoei Kisen, é operado pela Evergreen Marine Corp, sediada em Taiwan.
O Canal de Suez foi inaugurado em 17 de novembro de 1869, após 10 anos de construção, permite que navios viajem entre a Europa e a Ásia Meridional com petróleo, gás natural e muitos outros produtos, sem ter de navegar em torno da África, o que reduz a viagem entre o continente europeu e a Ásia em cerca de 7 mil quilômetros.
Cerca de 12% do comércio mundial é feito através do canal, em termos monetários uma semana de bloqueio no Canal de Suez, pode custar bilhões de dólares em mercadorias – calculados entre US$3 bilhões e US$ 9 bilhões por dia – as consequências econômicas exatas dependerão da duração da paralisia que pode durar dias ou semanas.