Na Assembleia Legisltiva do Estado do Pará (Alepa), a deputada estadual Renilce Nicodemos (MDB) recebeu nesta terça, 31 de maio, durante sessão ordinária, a visita da presidente da Câmara de Vereadores de Paragominas, vereadora Tatiane Helena (PTB). À ocasião, Tatiane pediu a Renilce pela instalação de uma Casa Rosa naquele município, e também fez um pedido de apoio ao combate à violência contra a mulher na cidade.
Renilce, que é pré-candidata a deputada federal, declarou seu apoio e suporte às demandas, que incluem ações sociais e outras solicitações apresentadas por Tatiane Helena. “Em Paragominas, há uma Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadoes que conta com meu apoio. O atendimento é de qualidade e garante mais representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política, e claro, nas ações destinadas ao combate à violência doméstica“, afirmou a deputada.
“Parabenizo esta guerreira, sou fã, o que ela faz dentro daquele parlamento nos representa muito enquanto mulheres paraenses. Aquela Procuradoria é mais que uma sala, é um espaço da mulher, de atendimento de qualidade, de acolhimento e por isso eu a convidei para vir à Alepa. Hoje é uma manhã de muita felicidade, estava ansiosa por recebê-la. Esse trabalho da Tatiana, de nós mulheres da Alepa, é para que o amanhã nosso e de outras mulheres possa ser diferente. É isso o que queremos“, declarou Renilce.
Tatiana Helena, que foi a criadora da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Paragominas solicitou apoio no fortalecimento de políticas públicas dentro do município em favor do gênero. “A cidade é boa de se viver, é conhecida como município verde, mas temos relatos de muita violência contra a mulher. No pleito passado, tínhamos cinco vereadoras, e hoje, só eu retornei para a câmara municipal. Os outros colegas vereadores me ajudam na causa, mas é essencial ter o apoio dessa Casa, no andamento da Procuradoria Especial da Mulher do meu município“, justificou a presidente do parlamento daquela cidade.
“Precisamos mostrar que a mulher pode estar em qualquer lugar, inclusive mudando a história do nosso município“, reforçou. “Isso que me trouxe à Alepa, em busca da deputada Renilce, para que a gente possa fomentar essas políticas tão urgentes em Paragominas“, destacou a vereadora.
Sobre a Casa Rosa – Iniciativa direcionada exclusivamente ao atendimento de mulheres, a Casa Rosa, criação de Renilce Nicodemos para ser um ponto físico fixo das ações do Instituto Ercília Nicodemos, voltado à prevenção de doenças graves, já está presente em duas regiões do Estado desde o ano passado: Marajó e Baixo Amazonas.
Tanto a unidade de Portel, inaugurada em setembro, quanto a unidade de Porto de Moz, em funcionamento desde o mês de dezembro e a de Abaetetuba, entregue há quase dois meses, ofertam, de forma especializada e humanizada, consultas e exames médicos, com foco na prevenção do câncer de mama e colo de útero.
“Garantir acesso à saúde a quem mais precisa é minha maior missão com a Casa Rosa. Pretendo expandir esse projeto para outros municípios do Estado e, com muita força e fé, conseguiremos levar esse trabalho lindo, aos quatro cantos do Pará. O devido cuidado com a saúde da mulher é também uma política pública que faz com que a gente consiga diminuir os indicadores sociais em nosso Estado”, pontuou Renilce, a pré-candidata a deputada federal pelo MDB.
As mulheres que buscam por atendimento fazem primeiramente um cadastro, e se for possível, já seguem para a consulta médica com um ginecologista logo em seguida. Mulheres grávidas que buscam a Casa Rosa recebem de presente itens para o enxoval do bebê. Tudo é voltado ao aumento da atenção básica às mulheres nos municípios mais distantes.
As ações desenvolvidas nas unidades, cujo funcionamento conta com apoio e incentivo do Governo do Pará, têm também, como orientação, o resgate da auto-estima feminina e a promoção de ações de combate à exclusão social.