PF prende investigados por desvio do SUS através do Orçamento Secreto

1
PF prende investigados por desvio do SUS através do Orçamento Secreto
Imagem: Divulgação/PF

Durante operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (14), duas pessoas foram presas por suposto esquema para desvio de verbas do orçamento secreto. São as primeiras prisões desde que o esquema de compra de apoio político por parte do governo Bolsonaro passou a existir no Congresso.

A Operação Quebra Ossos, iniciada pela Polícia Federal do Maranhão, apura denúncia de fraudes para aumentar de forma irregular repasses do Fundo Municipal de Saúde a municípios. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em Caxias, Igarapé Grande, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco e Timon, todas no Maranhão, além de Parnaíba e Teresina, no Piauí.

Os irmãos Roberto e Renato Rodrigues de Lima, donos da empresa RR de Lima, são acusados de comandar um esquema fraudulento no Sistema Único de Saúde (SUS) de cidades do estado do Maranhão. A fraude consistia em registrar consultas médicas fictícias no sistema das prefeituras, que assim poderiam demandar o envio de emendas parlamentares para a saúde.

Nos registros oficiais do Congresso, Roberto Rodrigues de Lima aparece como solicitante de R$ 69 milhões em emendas do relator-geral do orçamento para municípios do Maranhão. Lima, que não possui mandato, é um dos “usuários externos” que assumem as solicitações de emendas do orçamento secreto.

Com informações do G1

 

Leia mais no site:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here