O aniversário de nascimento dos Bombeiros no Brasil é comemorado no dia 02 de julho e faz alusão à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, instituído pelo Decreto Imperial nº 35.309, da mesma data. O decreto definiu também a realização anual da Semana de Prevenção contra Incêndios.
Na celebração antecipada dos 167 anos da criação dos Bombeiros no Brasil, realizada na última quarta-feira (28/06), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PA), em Belém, personalidades civis e militares foram homenageadas, sendo 49 civis, 90 PMs e 347 Bombeiros Militares.
No Pará, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado foi criado em 24 de novembro de 1882, surgindo como uma Companhia da Polícia Militar. No entanto, somente em 1989, os Bombeiros Militares se emanciparam, quando da Promulgação da Constituição Estadual.
O evento no CBM-PA teve a presença da vice-governadora Hana Ghassan e na solenidade foram concedidas honrarias:
– Medalha Ordem do Mérito Dom Pedro II;
– Medalha do Mérito de Estratégia Bombeiro Militar;
– Medalha da Ordem do Mérito Operacional;
– Medalha de Serviços Relevantes Operacionais;
– Medalha de Serviços Relevantes de Intendência;
– Medalha de Serviços Relevantes de Valentia;
– Medalha de Serviços Extraordinários de Cultura “Cincinato Ferreira de Souza”
Entre os agraciados encontram-se o presidente do Poder Legislativo, o deputado Chicão; o chefe de gabinete da presidência, Reginaldo Marques, e mais 11 deputados estaduais. Seis Bombeiros Militares e um coronel lotados no Poder Legislativo do Estado do Pará.
O deputado presidente e mais os parlamentares: Adriano Coelho; Nilton Neves; Fábio Freitas; Victor Dias; e Lu Ogawa com a Medalha do Mérito de Estratégia Bombeiro Militar. Com a Ordem de Mérito Dom Pedro II, grau Comendador, os deputados: Ângelo Ferrari; Iran Lima; Chamonzinho; Eraldo Pimenta; Fábio Filgueiras; e Ronie Silva. E ainda com o grau Cavaleiro, Reginaldo Marques, chefe de gabinete da Presidência da ALEPA. O Coronel Fabiano Paranhos com a Medalha de Serviços Relevantes Operacionais.
Já os bombeiros militares lotados aqui nas dependências da ALEPA foram homenageados os seguintes: O tenente coronel Arlenson Lemos, Chefe de Seção de Prevenção e Combate a Incêndio; e o cabo Samuel Cunha, com a medalha de Serviços Relevantes de Intendência Bombeiro Militar. O major Adam Ribeiro e o sargento Odair Lima com a Ordem do Mérito Operacional com o grau Cavaleiro. O coronel Guaraci Paranhos, e o capitão Franklin Ramos, com a Medalha de Serviços Relevantes Operacionais.
Reginaldo Marques, Chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), compartilhou como foi receber a Medalha de Mérito Dom Pedro II:
“Eu, como uma pessoa civil, me sinto honrado em ser condecorado em um espaço de Comando Militar, principalmente dentro da instituição do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que é uma instituição que tem uma grande importância para a sociedade. Me sinto grato por esse reconhecimento, e que através da parceria do Corpo de Bombeiros com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, possamos perpetuar cada vez mais esses momentos.”
As homenagens foram decretadas pelo governador Helder Barbalho por serviços prestado a corporação e Bombeiro Militar; militares que tenham contribuído com serviços emergenciais; com o Planejamento de Estado e Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Pará; por atos excepcionais em serviços emergenciais; contribuído com o serviço bombeiro militar, com a cultura e com o Estado do Pará.
A tropa de bombeiros locada no prédio da ALEPA atua diuturnamente e de forma ininterrupta, 24 horas por dia, realizando prevenção, com rondas constantes, orientação do público circulante e no uso de elevadores. Os profissionais estão sempre em alerta para evitar problemas, como incêndios.
“A guarnição atende de forma rápida os problemas que surgem, evitando grandes prejuízos”, avaliou o major Adam Ribeiro.