CGU conclui que certificado de vacinação apresentado por Bolsonaro é falso

0
Bolsonaro é alvo de operação, e PF dá 24 horas para que ele entregue passaporte
Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR

Foi informado pela Controladoria-Geral da União (CGU) que uma investigação conduzida pelo órgão apontou que é falso o registro de imunização contra o coronavírus que está no cartão de vacinação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

O caso foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que apontou a participação do tenente-coronel do Exército Mauro Cid em um esquema de fraude. O militar foi preso em razão do caso em maio do ano passado.

A CGU informou que “de acordo com os dados constantes do sistema do Ministério da Saúde, no Cartão Nacional de Vacinação do ex-presidente, há um registro contra a Covid-19 que teria ocorrido em 19/07/2021, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Peruche, em São Paulo (SP)”.

A investigação apontou que Bolsonaro sequer estava em São Paulo no dia em que teria ocorrido a suposta vacinação. A falsificação no cartão de vacinas teria como objetivo facilitar a entrada de Bolsonaro e familiares nos Estados Unidos – país que exigia a vacinação de estrangeiros que queriam ingressar em solo norte-americano durante a pandemia.

Leia a matéria completa do Correio Braziliense clicando aqui.