A esquerda (PT, PCdoB, PDT e PSOL) de Tailândia mesmo dividida é o espectro político mais ORGANIZADO

1
A esquerda (PT, PCdoB, PDT e PSOL) de Tailândia mesmo dividida é o espectro político mais ORGANIZADO
Município de Tailândia, nordeste do Pará / Imagem: Taciano Cassimiro

No município de Tailândia, no nordeste do Pará, a esquerda política é o espectro mais militante e organizado, hoje representada pelo PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil), PDT (Partido Democrático Trabalhista) e PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), os partidos mencionados na prática oscilam entre Centro-Esquerda à Esquerda.

O fato dos partidos mencionados estarem no mesmo espectro político, não significa dizer que estão no mesmo barco. Pois o PT com a presidência de Toizim, o PCdoB que tem como maior representação o Vereador Erivaldo da Serraria e o PDT com o presidente Adriano de Oliveira formam a base política do atual prefeito de Tailândia.

E o PSOL?

No momento é o partido mais classista, lado a lado com a educação em Tailândia. Presidido pela Professora Luísa Farias, conta com nomes de expressão como Glacileyda Souza, Pablo Arnoud e até já conta com um pré-candidato à Prefeito, neste caso o Professor Eder Pantoja.

Em 2024

A tendência é PT, PCdoB e PDT continuarem onde estão, do lado da gestão. E o PSOL continuar na oposição, diga-se de passagem é o único partido que tem voz dissonante da gestão, cujos filiados peitam as pautas consideradas retrocesso, principalmente na educação.

Organizados

Ainda que mais organizados e militantes que os demais partidos, a esquerda tailandense na prática parece ter interesses diferentes, e assim no imenso mar político navegam em barcos diferentes, prestes a colidirem em outubro de 2024.

Obs. O PV não foi mencionado em virtude de estarem em processo de estruturação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here