O agora ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do PSC (Partido Social Cristão) caiu. O Tribunal Especial Misto – formado por deputados estaduais e desembargadores do Tribunal de Justiça – cassaram Witzel por 9 votos a 1, o tornando inelegível por 5 anos. No geral o ex-governador recebeu 140 votos contrários e 1 a favor.
Witzel foi eleito governador do Rio de Janeiro em 2018 com 4.675.355 votos, vencendo Eduardo Paes que recebeu 3.134.400 votos.
Wilson Witzel caiu por causa das acusações de crimes cometidos na pandemia de Coronavírus-Covid-19 como o crime de responsabilidade e má gestão de contratos na área da saúde.
Após a decisão o ex-governador declarou “Não desistirei jamais do cargo“. Porém o governador cassado afirmou “Fui cassado por combater a corrupção“.
O ex-governador pode ser preso, pois é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e ainda apontado pela PGR como o “líder da organização criminosa” que teria criado um esquema de propina na contratação de hospitais de campanha, respiradores e medicamentos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus.
O ex-governador recorrerá ao STF.