O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin afirmou, nesta terça-feira (6), que o governo brasileiro aposta na manutenção de um diálogo positivo com os Estados Unidos para ampliar as relações comerciais e reduzir barreiras tarifárias.
Durante a apresentação dos dados da Balança Comercial de 2025, Alckmin destacou a proximidade entre os chefes de Estado ao declarar: “O presidente Lula tem com o presidente Trump um bom relacionamento, tiveram vários encontros, as conversas avançaram e a nossa tarefa é avançar ainda mais. Acho que a gente pode ter um ganha-ganha, não só do ponto de vista tarifário, mas também não tarifário”.
Além da diplomacia, o ministro minimizou os impactos de uma possível exploração de petróleo venezuelano pelos norte-americanos, ressaltando que o Brasil segue fortalecido no setor devido ao avanço do pré-sal.
Alckmin também contextualizou a relação econômica com a Venezuela, observando que o país vizinho ocupa apenas a 52ª posição entre os parceiros comerciais do Brasil, com exportações brasileiras que somaram US$ 838 milhões no último ano.
