A Assembleia Legislativa (Alepa) realiza na próxima segunda-feira, 18 de abril, a partir das 9 horas no auditório João Batista (2º piso), sessão especial para debater políticas públicas no Estado do Pará voltadas ao breaking, a nova modalidade olímpica a partir dos Jogos da França em 2024. O requerimento para a programação híbrida (presencial e remota) é do deputado Raimundo Santos (PSD).
Foram convidados e confirmaram participação por meio virtual o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira e o diretor de Breaking do Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD), José Bispo de Assis, representando o presidente do órgão, Patric Tebaldi. Os secretários de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e de Cultura (Secult), respectivamente Nivan Setubal Noronha e Bruno Chagas Ferreira, foram convidados. Estarão representadas entidades como a Comissão de Atletas do Breaking do CNDD, Federação Paraense de Breaking (FPB), Amazon Hip Hop e Instituto Hip Hop Que Te Move, entre outras.
A iniciativa do parlamentar baseia-se no fato de o Pará contar com grupos tradicionais de breaking e do movimento hip hop, do qual a dança é considerado um dos principais sustentáculos artísticos/culturais e de manifestação popular. Além disso, o Estado tem sido permanentemente uma das referências de b.boys e b.girls (como são chamados os dançarinos) em competições nacionais e estrangeiras, inclusive dispondo de quatro nomes atualmente na seleção brasileira de breaking.
Para contribuir com o COB, CNDD e na melhor formação para a seleção brasileira da nova modalidade olímpica, o deputado Raimundo Santos já apresentou na Alepa projeto de lei 57/2022 para instituir no Pará o “Programa Estadual de Formação de Campeões do Breaking” às Olimpíadas de Paris, Jogos Olímpicos seguintes e quaisquer outras competições no País ou internacionais.
SERVIÇO
Evento: sessão especial requerida pelo deputado Raimundo Santos (PSD).
Data: 18 de abril de 2022.
Local: Auditório João Batista da Assembleia Legislativa (Alepa) – 2º piso.
Horário: às 9 horas.
Objetivo: debater políticas públicas para estabelecer infraestrutura e logística na formação de campeões olímpicos do breaking no Pará e como principal referência nacional na revelação de talentos da modalidade.
Fonte: Assessoria / Postagem Taciano Cassimiro