Na manhã desta de terça-feira (05.06), aconteceu no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) a exposição do “Projeto Horta”, desenvolvido pela Escola Bosque (Funbosque – Prefeitura Municipal de Belém). O momento foi marcado pela distribuição de mudas orgânicas e fez alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
Fundado em 1993, o projeto oferece a montagem de hortas orgânicas em escolas municipais e estaduais, com o objetivo de disponibilizar práticas pedagógicas aos alunos e conscientizá-los sobre as questões ambientais e alimentares. A exposição contou com o prestígio do presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, do deputado Ozório Juvenil e servidores da casa.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ítala Castro, “é necessário resgatar a mesma cultura do cultivo de plantas que tinham as gerações passadas e reconhecer os benefícios delas tanto para a saúde humana quanto para a economia”.
“Muitas vezes trocamos plantas medicinais por pílulas. No projeto aprendemos muito sobre a importância de ter em casa e participamos dos processos de repicagem, replantio”, disse Isaías Veloso, um dos 19 estagiários que auxiliam os técnicos especialistas nas práticas realizadas. As hortas montadas nas escolas são cultivadas pelos próprios alunos, auxiliados pela equipe do projeto.
Seis tipos de mudas orgânicas de fácil cultivo foram distribuídas durante a exposição, entre elas hortaliças (espinafre, chicória e couve) e plantas medicinais (vick, hortelã e arnica).
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO