Por Taciano Cassimiro
É verdade que o apagão iniciado na noite do último domingo(10) afetou não só o fornecimento de energia em Tailândia, mas também em Ponta de Pedras, Cachoeira do Ararí, Salvaterra, Soure, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Mocajuba, e Tomé-Açu. Sendo que estes municípios tiveram energia restabelecida rapidamente. Já Tailândia e Moju amargaram ficar mais de 41 horas sem energia.
Causas: incêndio de grande proporção na subestação da Celpa de Vila do Conde, em Barcarena.
Municípios afetados: Ponta de Pedras, Cachoeira do Ararí, Salvaterra, Soure, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Mocajuba e Tomé-Açu.
Prejuízos: São incalculáveis! O apagão que começou no domingo trouxe prejuízos já na manhã de segunda-feira (11) algumas repartições públicas não funcionaram; empresas de jornalismo e publicidade foram afetadas; pequenos e grandes comerciantes. Em alguns comércios foram fixados ” Não estamos passando cartão” com isso muitas compras deixaram de ser feitas. Somado a isso a falta de água criando nas residências verdadeiro caos.
Os grandes comércios que dispõe de geradores conseguiram funcionar normalmente. Já os pequenos comércios que não tem geradores tiveram que amargar prejuízos como o de ver produtos se estregando sem poder fazer absolutamente nada. Donas de casa também perderam alimentos – algumas salgaram carnes e a colocaram no sol diante da incerteza quanto ao retorno da energia.
Alternativas – Posto Santa Clara super conhecido na cidade pela diversidade de serviços e excelente atendimento, com o apagão ganhou um ingrediente a mais – muitos populares se deslocaram para tomar aquela cerveja bem geladinha, tomar café, se alimentar, conversar e carregar notbooks e aparelhos celular aproveitando-se da energia gerada por gerador. Na noite de segunda-feira (11) e manhã de terça-feira (12) a movimentação no Posto era intensa.
Qual será o parecer final da CELPA?
A causa já se sabe, porém explica tudo?
A demora no restabelecimento de energia, principalmente em Moju e Tailândia que foram os municípios mais afetados por ficarem por maior período sem energia a que se deve? Complexidade do problema? Falta de peças de reposição? Interesse em resolver o problema de municípios mais próximos e deixar os mais equidistantes na espera?
É por demais importante que a CELPA oficialmente explique o porque de tanta demora, talvez assim os verdadeiros prejudicados pelo apagão tenham com a explicação a dor dos prejuízos amenizados.
Os serviços de fornecimento de energia foram restabelecidos por volta das 20:00 hrs, por quase 45 horas os tailandenses ficaram sem energia.