Na terça-feira (13) no legislativo estadual foi aprovado o projeto de lei Nº 144/21 de autoria da deputada estadual Professora Nilse Pinheiro (PDT), que Institui a Semana de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
A instituição de uma Semana Estadual, na segunda semana de junho de cada ano, pretende servir para conscientizar e mobilizar a sociedade em geral e o Poder Público dos deveres e proteção para com os idosos, especialmente na prevenção e combate a todo tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade, opressão, abuso e exploração.
A violência ainda é um tabu vivido por muitos idosos, considerando que muitos não conhecem os diferentes tipos de agressão ou não estão dispostos a procurar seus direitos por ter afeto ou dependência do agressor.
A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno que cada vez mais ganha visibilidade em nossa sociedade, no Brasil e no mundo e atinge todas as classes sociais. O fenômeno ocorre principalmente no âmbito familiar.
O idoso tem seus direitos violados principalmente dentro de sua própria casa ou quando está morando com parentes.
O Brasil tem um número crescente e acelerado de envelhecimento, se for comparado com outros países. Conta atualmente com mais de 18.000.000 (dezoito milhões) de pessoas com 60 (sessenta) ou mais anos de idade, representando aproximadamente 10% (dez por cento) da população. Em 2020, a previsão era que teríamos uma população idosa de 30.800.000 (trinta milhões e oitocentos mil), ou seja, 14,2% (quatorze inteiros e dois décimos por cento) de todos brasileiros.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais no site:
- Nilse Pinheiro participa da inauguração da Usina da Paz, no bairro da Terra Firme(Abre numa nova aba do navegador)
- O futuro político de Jakeline Neto ex-vereadora de Tailândia