A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, na manhã de terça-feira (5) o Projeto de Lei nº 796/2023, do deputado Wescley Tomaz (Avante), que declara as obras da médica, cientista, pesquisadora, professora e doutora marajoara Angelita Habr-Gama, patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará.
O projeto destaca a importância de Angelita, nascida na Ilha de Marajó, como uma referência mundial na medicina, especialmente em coloproctologia. Seu reconhecimento inclui prêmios de prestígio pela Universidade de Harvard e Universidade de Stanford.
A trajetória de Angelita Habr-Gama é motivo de orgulho para o Pará, evidenciando a importância da valorização de talentos científicos e culturais da região.
Para o deputado Wescley Tomaz, a homenagem é um tributo às contribuições de Angelita para a ciência e saúde, além de reforçar seu compromisso como legislador em destacar o legado intelectual e cultural dos paraenses, ressaltando figuras que inspiram e representam o potencial do estado.