São 17 vagas destinadas ao Estado do Pará para Câmara Federal em Brasília, no pleito de outubro eleição e reeleição estarão em jogo, na verdade o jogo já começou e bem cedo. Desde 2020 já se sabia de alguns destinados, em 2021 a coisa escancarou, e no início de 2022 a consumação do que já estava desenhado aconteceu.
Foco minha atenção para as “candidaturas femininas” com destaques para as seguintes mulheres, poderosas por sinal em decorrência da estrutura que possuem:
Primeira, é do MDB, Elcione Barbalho, mãe do governador, embora favorita em virtude da maquina e de uma base eleitoral sólida, porém encontra-se em situação perigosa, já que dois ministros do TSE, Roberto Barroso e Fachin pediram a cassação do mandato. Por ora a deputada foi salva pelo gongo, Alexandre de Moraes pediu vistas. Então, Elcione é uma incógnita.
Segunda, Alessandra Haber, do MDB, esposa do Prefeito Daniel Santos, muito bem quista em Ananindeua, município que tem mais de 300 mil eleitores, com certeza é uma carta na manga muito poderosa para uma pré-candidata que até então é muito querida em seu domicílio eleitoral.
Terceiro, Renilce Nicodemos, do MDB, deputada estadual, vem para disputa depois de ter feito um mandato dinâmico, prepositivo e popular. É importante destacar que Renilce conta com o apoio do Governador Helder Barbalho, tem um aparato midiático produtivo e de qualidade. Seu desempenho corrobora para possibilidade de que uma vaga será dela.
Quarto, Lena Pinto, do PSDB, esposa do deputado federal Nilson Pinto, um dos mais atuantes e respeitado político paraense, o que agrega valor a pré-candidatura de Lena, cuja história de luta, trabalho e companheirismo vem sendo recompensada com o apoio do povo paraense por onde tem circulado, seja na capital ou no interior.
Quinto, Andreia Siqueira, do MDB, é empresária e esposa do atual Prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, cujo nome também agrega valor a sua pré-candidatura. É importante destacar que a empresária conseguiu viabilizar seu nome na região pelo exemplo de empreendedorismo, bom diálogo político e bom trânsito entre os munícipes, elementos que justificam sua popularidade.
Poderia mencionar outros nomes, entretanto me dou por satisfeito sabendo que é só o início de uma série de textos, podcasts e entrevistas que estamos elaborando, onde trataremos de cada nome, de forma particularizada, de forma crítica e respeitosa. Então, se liga que vem mais por ai.