Uma nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quarta-feira (21), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 em todos os 13 cenários testados (5 de primeiro turno e 8 de segundo turno).
Os principais destaques do levantamento são:
-
Vitória no 1º Turno: Lula seria reeleito sem necessidade de segundo turno caso a oposição não apresentasse os nomes de Flávio Bolsonaro ou Michelle Bolsonaro. Em cenários contra nomes como Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado ou Romeu Zema de forma isolada, o petista alcançaria a maioria dos votos válidos.
-
Força do Clã Bolsonaro: Apenas as candidaturas de Flávio ou Michelle Bolsonaro teriam força para levar a disputa ao segundo turno. Entre os dois, o senador Flávio Bolsonaro apresenta melhor desempenho (35% contra 49% de Lula) do que a ex-primeira-dama (31% contra 48% de Lula).
-
Consolidação de Flávio: A pesquisa aponta que Flávio Bolsonaro está se consolidando como o principal herdeiro político do ex-presidente Jair Bolsonaro, superando o ceticismo inicial e firmando-se como o nome mais competitivo do campo da direita, à frente inclusive do governador Tarcísio de Freitas.
-
Cenário de Fragmentação: Caso Flávio e Tarcísio concorram simultaneamente, Lula mantém 48% das intenções, enquanto Flávio soma 28% e Tarcísio aparece com 11%.
A pesquisa entrevistou 5.418 eleitores brasileiros recrutados digitalmente dos dias 15 a 20 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02804/2026.
