Belém está em transformação, por onde se anda é possível deparar com canteiros de obras. Sem dúvida, a Conferência Climática das Organizações das Nações Unidas, a COP 30, maior evento global de debates climáticos que será realizado em novembro de 2025, na Amazônia, aqui na capital paraense será um divisor dos tempos para Belém, uma cidade em movimento e com esperanças renovadas em todos os segmentos. Em breve teremos a capital paraense de antes e de depois da Conferência do Clima.
Recentemente, a Prefeitura de Belém entregou importantes obras para a cidade que se prepara para o maior evento global de debates climáticos a ser realizado em novembro de 2025 aqui na capital paraense.
Na lista de entrega confirmada, o Complexo Turístico Ver o Rio, um dos cartões postais da cidade no bairro do Umarizal, na fronteira da Avenida Doca de Souza Franco. O complexo recebeu revitalização completa, incluindo o Memorial dos Povos Indígenas e o Memorial dos Povos Negros.
Com a revitalização deste logradouro, Belém comemorou um total de 49 praças revitalizadas, incluindo as do Portal Amazônia e a praça do Boulevard da Gastronomia, ambas dispostas dentro do corredor turístico em Belém.
Entregou também a primeira etapa do Mercado de São Brás, remetendo os moradores e visitantes de Belém à lembrança da “Belle Èpoque”.
Com essa mesma proposta de resgate ao charme dos tempos da “Belle Èpoque”, a revitalização da Via dos Mercadores, que envolve a rua Santo Antônio e avenida João Alfredo, no centro comercial da cidade, está em andamento. Para iniciar a obra foi necessário garantir uma Ordem de Serviço (OS) de R$ 5 milhões. As obras vão complementar a reforma integral do Complexo do Ver-o-Peso, o mais emblemático cartão-postal da cidade e uma das obras preparatórias de Belém para COP-30.
Na outra ponta, o Governo do Estado do Pará que colocou em sua conta e responsabilidade a execução de uma ampla frente de trabalho com mais de 30 obras em andamento simultaneamente na Região Metropolitana de Belém.
Entre as obras, os parques, centros de eventos, pavimentação asfáltica e terminais hidroviários que atenderão o fluxo turístico em direção às ilhas. As intervenções não param por aí, elas vão contemplar melhor trafegabilidade, maior rede de mobilidade, e de saneamento e a criação de áreas verdes e de lazer, entre outras iniciativas.
Entre as obras, às atenções estão voltadas para a Nova Doca, o Parque da Cidade, a reestruturação e finalização de entorno das obras da BR 316; o Complexo do Mercado Ver-o-Peso, a Feira do Açaí e o Mercado de São Brás e outros muitos equipamentos e intervenções urbanas.